MONITORIA DE PROCESSOS BIOLÓGICOS: EXERCITANDO O ENSINAR E O APRENDER

Autores

  • Gabriel Rodiguero Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Paulo Roberto Bernardi Junior Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Kevin Kenzo Oishi Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Natália Bender Für Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Mônica Palos Barile Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Michele Zortéa Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Mauricio Lorenzet Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Robson Luiz de Souza Alhadas Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Nelson Alexandre Prill Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Marcelo Zvir de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Rafael Kremer Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo

Palavras-chave:

Ensino, Anatomia, Conhecimento, Medicina

Resumo

A aprendizagem e a consolidação do saber fazem-se a partir da memória e do uso frequente daquilo anteriormente estudado. Praticar, dessa forma, é uma maneira de manter viva a matéria já vista e possibilita a oportunidade de transmitir aquilo que se sabe àqueles que ainda o desconhecem. Nesse ínterim, o Programa de Monitoria da disciplina de Processos Biológicos surge como uma ferramenta pedagógica que possibilita aos estudantes que já concluíram esse componente compartilharem seus conhecimentos com os alunos dos primeiros níveis do curso de Medicina, além da chance de manterem-se em contato com esse universo. O componente curricular “Processos Biológicos” é um grande módulo que envolve o estudo das disciplinas de Anatomia (teórica e prática), Fisiologia, Bioquímica e Biologia Celular, ciências-base para formação dos profissionais de saúde. Diante do extenso conteúdo, o aluno ingressante no curso pode ter dificuldades em administrar sua rotina de estudo e acabar por prejudicar seu rendimento educacional, especialmente no componente prático da Anatomia. Nesse contexto, o papel dos monitores torna-se crucial para, mais do que sanar dúvidas sobre conteúdo, orientar os demais alunos diante dos desafios oferecidos pela vida acadêmica. Integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão, o Programa de Monitorias expõe seus participantes ao fazer docente, estimulando habilidades de comunicação, ensino, empatia, aprendizagem e transmissão de conhecimento. Para tanto, vale-se da estrutura do Laboratório de Anatomia da UFFS, onde estão disponíveis peças sintéticas e cadavéricas destinadas ao estudo. Também, existe um acervo de material didático e recursos multimídia, que podem ser usados no local como consulta ou como suporte às aulas expositivas. As monitorias ocorrem em turno inverso ao das aulas na universidade e não são de presença obrigatória aos estudantes da disciplina. No entanto, há significativa procura tendo em vista o conteúdo extenso e o desafio de memorização que as atividades práticas de Anatomia impõem. Assim, os monitores apresentam-se como guias, mostrando aos estudantes maneiras de estudo mais proveitosas, com técnicas de memorização e correlação entre os componentes práticos e teóricos. Além disso, aos que desejarem, há possibilidade de aulas teóricas sobre tópicos nos quais os alunos sentiram maiores dificuldades; e, sempre antes das provas parciais, são oferecidos simulados práticos para treinar e familiarizar os estudantes para a prova, testar seus conhecimentos antes do derradeiro teste e, por conseguinte, obter um panorama das fragilidades e potencialidades de cada um, em tempo de corrigir e fortalecer as eventuais carências. Como monitores, os estudantes que participam desse programa conseguem, em síntese, manter-se em estudo constante, sem deixar para trás as matérias vistas nos primeiros semestres do curso, construindo seu conhecimento de maneira transversal e constantemente correlacionada, auxiliando, pois, no aprendizado das novas disciplinas que o curso oferece no seu decorrer. Ao fomentar a transmissão de conhecimento, o Programa de Monitoria da disciplina de Processos Biológicos, portanto, é um dispositivo deveras frutífero no ensino e na aprendizagem de alunos de diversos níveis do curso de Medicina.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Ensino