REPAROS.COM UM PLANO DE NEGÓCIOS
Palavras-chave:
Plano de negócios, Serviços, Reparos elétricos e hidráulicosResumo
Este trabalho pesquisa tratou da elaboração de um plano de negócios, contemplando sua estruturação, aspectos de marketing e orçamentários/financeiros, desenvolvido como atividade interdisciplinar durante os componentes curriculares de Cultura Empreendedora, Estratégica Mercadológica e Planejamento Financeiro e Orçamentário, no curso de Administração. Se constituiu em um estudo multidisciplinar, marcado pela busca relacionada a compreensão da estrutura e aspectos estratégicos quanto ao plano de negócios de modo abrangente; pela estudo e pesquisa de mercado, quanto aos aspectos de marketing; e, pela análise de desempenho e viabilidade, quanto aos aspectos financeiros. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, consistindo em pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, se utilizando de pesquisa de campo no que se referiu a compreensão do negócio e dos seus aspectos mercadológicos. A elaboração consistiu em etapas, iniciando com a definição do tipo de empresa de interesse dos participantes, os quais optaram por uma organização prestadora de serviços, com inclusão de materiais, na área de reparos e reposições em instalações elétricas e hidráulicas; sequencialmente, se tratou da composição de seus indicativos estratégicos, com a delimitação da missão, visão e valores a serem seguidos pela organização, etapa que permitiu ter uma visão abrangente do plano de negócios e os primeiros apontamentos para a identificação do seu mercado de atuação, sendo consolidados com um maior conhecimento do ambiente onde a empresa estaria inserida, a partir da realização de uma análise ambiental. A segunda etapa do estudo consistiu na elaboração do plano de marketing, o qual envolveu a busca por informações para compreender a situação atual de mercado, sendo realizada uma pesquisa que envolveu: clientes, concorrência e serviços substitutos; sendo complementada com a realização de uma análise swot e de segmentação e posicionamento e participação pretendidas no mercado. Com base nessas informações foram elaborados os objetivos e aspectos específicos do mix de marketing, além da definição sobre a implementação e o controle das atividades do marketing. A última etapa do estudo envolveu o plano financeiro, composto pelo orçamento de vendas, custos e despesas operacionais; e, pelas projeções de fluxo de caixa, resultados e estrutura patrimonial; nesse item foram realizadas previsões para o desempenho e posicionamento financeiro relativamente ao período de 2018 a 2021. O desenvolvimento do plano financeiro teve início a partir do volume de possíveis clientes/demandas obtido com o estudo de mercado; assim, se partiu da identificação do preço de venda dos serviços e kits de materiais correspondentes, com a projeção de custos, despesas e lucro pretendidos pelos sócios para a remuneração do investimento realizado, considerando as estimativas relacionadas a quantidade de horas-dia, e a duração de cada serviço. Em seguida foi possível prever o faturamento e detalhar os elementos orçamentários por itens de custos e despesas, projetando os demonstrativos de fluxo de caixa e resultados, os quais possibilitaram estimar a evolução da estrutura de capitais ao longo dos períodos orçados. Finalmente, foram calculados os principais indicadores de desempenho, apontando um negócio solvente, com rentabilidade adequada e, portanto, viável. Se concluiu que a atividade de elaboração do plano de negócios proporcionou melhor entendimento sobre os processos organizacionais e sua inevitável integração, contribuindo significativamente para a formação do Administrador por possibilitar a materialização e aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o percurso acadêmico.
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