O uso de material lúdico como ferramente para o ensino de História
Palavras-chave:
Educação. PIBID. Desafio. Prática. Formação.Resumo
O trabalho a ser apresentado foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pelo subprojeto de História, na Escola de Educação Básica Valesca Carmen Resk Parizotto, no município de Chapecó –SC. O objetivo será refletir sobre o papel do educador e os desafios enfrentados por esses profissionais na prática, a qual depende de uma percepção do meio e dos sistemas sociais, políticos e econômicos. O PIBID é a prática que em muitas ocasiões antecede o estágio, e insere o discente no ambiente escolar qualificando sua formação como docente a partir, da experiência adquirida pelo programa. Através do programa é possível elaborar diversos projetos dentro e fora da sala de aula, para cada projeto elaborado é realizado um plano de intervenção antecipadamente. Durante o ano, vários projetos foram realizados pelos quatro bolsistas que atuam na escola. Entre estes projetos, foi escolhido um deles para ser apresentado. O trabalho ocorreu com alunos do sexto ano do ensino fundamental e portanto, foi necessário elaborar um material lúdico para despertar o interesse dos alunos de faixa etária entre 11 e 12 anos de idade. O conteúdo trabalhado foi História Indígena, então os bolsistas elaboraram um jogo de tabuleiro, o qual consiste em dois jogadores e um dado. Durante o jogo, eram elaboradas algumas questões sobre a temática indígena no estado de Santa Catarina e algumas curiosidades. A sala foi divida em dois grupos e cada grupo era representado por um jogador e a cada resposta correta, uma casa do tabuleiro era avançada com o objetivo de chegar ao final do jogo e vencer. Foram utilizadas duas aulas de quarenta minutos para debater com os alunos o conteúdo e duas aulas de trinta minutos para aplicar o jogo. Os alunos demonstraram interesse pela atividade e todos participaram pedindo pela continuidade nas próximas aulas. Esse projeto teve seu resultado satisfatório, pois foi possível explicar o conteúdo, debater com os alunos e ainda utilizar material lúdico para uma aula dinâmica. Com o interesse dos alunos pela atividade, compreende-se que aulas dinâmicas contribuem para o aprendizado em sala, aproximando o professor dos alunos e possibilitando o ensino através de materiais diferenciados. Com base nisso, pode-se concluir que o PIBID por proporcionar a prática na sala de aula, ainda no processo de formação docente contribui gradativamente na formação profissional. Portanto, a finalidade do programa é apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura, com o intuito de aprimorar a formação docente, valorizando e contribuindo para a qualidade da educação básica.
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