PET-SAÚDE/GRADUASUS UFFS/CAMPUS CHAPECÓ E SESAU: EXPERIÊNCIA EXITOSA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E SERVIÇO

Autores

  • LARISSA THOMAS TOMBINI UFFS
  • GESSIANI FATIMA LARENTES Secretaria da Saúde de Chapecó
  • DEBORA TAVARES DE RESENDE E SILVA UFFS
  • GABRIELA GONÇALVES DE OLIVEIRA UFFS

Palavras-chave:

Serviços de integração docente-assistencial. Ensino superior. Saúde pública.

Resumo

Introdução: Para a atenção à saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), universidades atentam para a formulação de projetos voltados à qualificação da formação e atendimento das necessidades em saúde coerentes com as realidades. A construção de um ensino que valorize os princípios e diretrizes do SUS, remete à valorização da rede de atenção à saúde como um cenário de prática primordial à formação na graduação. Nesta lógica, a integração entre o ensino e o serviço se apresenta como condutora da formação e qualificação da assistência à saúde no Brasil. Ao longo dos anos, dispositivos de fortalecimento dessa inserção vêm sendo desenvolvidos, a exemplo do PET-Saúde/GraduaSUS, cujo edital aprovou proposta integrada UFFS/Campus Chapecó e Secretaria da Saúde de Chapecó (SESAU). Objetivo: Relatar a experiência do PET-Saúde/GraduaSUS, como instrumento de reorientação e qualificação da formação em saúde na UFFS. Método: Relato de experiência a partir de vivências decorrentes da construção coletiva e desenvolvimento de ações vinculadas ao PET-Saúde/GraduaSUS, envolvendo os cursos de Enfermagem e Medicina da UFFS e SESAU. Os grupos tutoriais são compostos por estudantes (30), docentes (8), preceptores/profissionais dos serviços (6) e coordenação central (1). As atividades contemplam a instituição de ensino UFFS/ Campus Chapecó, os centros de saúde da família cenários de intervenções dos cursos envolvidos e, a comunidade. O projeto iniciou em maio/2016, com término previsto em abril/2018. Prevê 8h semanais de envolvimento de docentes, discentes e preceptores em atividades de fundamentação teórica dos conhecimentos e intervenções práticas. Resultados: O PET-Saúde/GraduaSUS surge para desafiar ainda mais o ensino e o serviço em propostas que contemplem seus eixos centrais, com destaque à adequação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) dos cursos da área da saúde às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Atentos à qualificação da formação em saúde, à aproximação e à integração com a rede de serviços, a UFFS/Campus Chapecó em parceria com a SESAU, aprova proposta de trabalho articulada e estruturada a partir das demandas em saúde apresentadas pela SESAU: zoonoses e obesidade. Desde então segue extenso cronograma de aproximação, reconhecimento e intervenções sobre os temas em estudo, tanto nos espaços da universidade quanto nos serviços, mobilizando saberes e práticas entre os envolvidos. O primeiro ano movimentou o grupo na identificação dos desafios para efetivar a integração; a busca por atingir maior participação de profissionais e usuários do SUS nos espaços da universidade; consolidar o projeto como ferramenta de apoio na reestruturação dos PPCs, com participação ativa nos grupos de trabalho, especialmente na enfermagem; delinear ações que atendam os objetivos propostos no projeto, fomentando o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Conclusão: O ensino em saúde é considerado um potente instrumento para corrigir o descompasso entre a orientação da formação e os princípios, as diretrizes e as necessidades do SUS. A integração e parceria entre ensino, serviço e comunidade através da construção e proposição coletiva de programas de aproximação como o PET-Saúde/GraduaSUS, em desenvolvimento UFFS/Campus Chapecó e SESAU, oferece oportunidade para adequações e mudanças necessárias à qualificação da formação e da atenção no contexto do SUS.

Biografia do Autor

  • LARISSA THOMAS TOMBINI, UFFS
    PROFESSORA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFFS/CAMPUS CHAPECÓ
  • GESSIANI FATIMA LARENTES, Secretaria da Saúde de Chapecó
    Coordenadora do Setor de Planejamento e Educação em Saúde da Secretaria de Saúde de Chapecó. Especialista
  • DEBORA TAVARES DE RESENDE E SILVA, UFFS
    Professora Doutora em Patologia. Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • GABRIELA GONÇALVES DE OLIVEIRA, UFFS
    Professora Doutora em Patologia. Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

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Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura