ENSINANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA A PARTIR DO LÚDICO
Palavras-chave:
lúdico, matemática, aprendizagem significativa, anos iniciais, raciocínio lógicoResumo
As competências e habilidades adquiridas pelas crianças que se encontram em idade escolar se tornam capazes de criar o seu raciocínio lógico, pois, ao inter-relacionar conteúdos e saberes, ocorre a promoção da aprendizagem de forma significativa, uma vez que o conhecimento matemático é uma das principais estratégias do homem para lidar com o seu cotidiano.
A aprendizagem significativa e a construção do conhecimento e raciocínio lógico, para muitos discentes, ainda está longe de se efetivar, pois a prática do ensino adotada por significativo número de professores é o tradicional e sua práxis não leva os alunos a construir a aprendizagem voltada à sua realidade, onde são personagens ativos da sociedade.
Uma educação de qualidade, além de fornecer elementos básicos para a participação dos discentes em grupos sociais, deve ser capaz de levar o aprendiz à reflexão acerca de situações reais e de suas relações, vislumbrando na aprendizagem da matemática caminhos para sanar dificuldades criadas. O ensino da matemática nas escolas deve buscar apresentar-se voltado À realidade dos alunos, deixando de lado sua caracterização de instrumento disciplinador e excludente.
O ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental precisa ocorrer de maneira prazerosa e significativa, oportunizando ao aluno a possibilidade de construir o raciocínio lógico-matemático baseado em situações reais pertencentes ao cotidiano. Assim, a prática de ensino de matemática desenvolveu-se com a turma de terceiro ano do ensino fundamental, utilizando-se do mercadinho para simular ocorrências voltadas às dificuldades encontradas dentro do processo ensino aprendizagem no que tange a capacidade da realização de cálculos matemáticos em busca da resolução de realidades complexas, relacionando conteúdos, fazendo uso de habilidades e competências já adquiridas, e outras intrínsecas. Para tal, o a utilização do lúdico em sala de aula surge como um facilitador da compreensão e, consequentemente, de uma aprendizagem significativa dentro da área que contempla a resolução de problemas e desenvolvimento do raciocínio lógico.
A interrelação entre brincadeiras, jogos, crianças e educação é motivo de constantes debates e estudos. É através dos jogos e brincadeiras que as crianças recriam a sociedade na qual estão inseridas e se percebem como parte integrante dela.
Com a atividade do mercadinho foi possível integrar a teoria e a prática, de maneira lúdica, em situações onde a matemática ofereceu situações-problemas a serem resolvidos, partindo de cenários conhecidos das crianças. Foi feita também uma lista de compras e um grupo utilizou-se dela e outro não, fazendo os alunos perceber a importância de saber o que se quer comprar e, assim, economizar de consumir itens desnecessários.
A atividade teve a intenção de oportunizar, com acompanhamento pedagógico e de forma simples, facilitadora e lúdica, a construção e desenvolvimento de hipóteses, noções e conceitos matemáticos, com o uso de leitura, escrita e cálculos baseados em situações e experiências já vivenciadasReferências
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