Monitoria pedagógica: A importância de reconstruir O Contexto pedagógico
Palavras-chave:
Pedagogia. Desenvolvimento Crítico. Brincar.Resumo
As atividades realizadas sob o projeto de monitoria Ludoteca: umas propostas em construção no contexto da pedagogia demonstraram em sua gênese a relevância da continuidade do projeto, uma vez que, as analises criticas argumentativas relativas á monitoria pedagógico que teve como objetivo, auxiliar acadêmicas do curso de pedagogia, respectivamente matriculadas nos componentes curriculares de, a) Ação Pedagógica na Educação Infantil I - (4º período), b) Ação Pedagógica na Educação Infantil II - (5 º período), c) Estágio Curricular Supervisionado: Educação Infantil – (9 PERÍODO), estendendo-se a disciplina de Educação de jovens e adultos (9º período) e ao acompanhamento das acadêmicas que fazem parte do programa de iniciação á Docência ( PIBID), ressaltam em primeiro lugar a importância da vivencia pedagógica no âmbito da construção do conhecimento docente e universitário, uma vez que, quando o monitor auxiliar o professor na organização pedagógica, metodológica e teórica das aulas que serão ministradas, o acadêmico bolsista desenvolve- se como sujeito autônomo, critico e reflexivo sobre as principais demandas educacionais em questão. Em segundo Lugar, demostra-se relevante à permanência do projeto, assim como do monitor, pela necessidade de aprofundarmos a temática consistente do brincar e seus desenvolvimentos psíquicos no processo de ensino e aprendizagem da criança, como já avinhamos ressaltando no projeto anterior, construir um curso de pedagogia onde a práxis pedagógica concretize-se pelos fundamentos teóricos e metodológicos do materialismo histórico dialético, onde, os princípios humanos de desenvolvimento sejam respeitados e respectivamente desenvolvidos nos sujeitos envolvidos em todo contexto escolar (escola e Universidade) reconhecemos que este processo demanda muito estudo e tempo, por isso a continuada do projeto deve em sua abrangência, ficar-se na contextualização teórica e metodológica sobre o brincar e suas especificidades, sob o processo histórico de desenvolvimento da criança, vinculando-o a atividade principal da criança – o brincar. E em terceiro lugar, porque sabemos que as horas aulas da universidade não dão conta de tantas teorias e práticas educativas a serem analisadas no contexto pedagógico, para tanto é necessário, construirmos um contexto universitário que ofereça oficinais pedagógicas, e horárias de estudo diferenciadas, sobre as principais bases teóricas que fundão estes princípios pedagógicos psicológicos da educação infantil, e é desta forma que destacamos a A brinquedoteca – que faz parte de um projeto maior de consolidação desta perspectiva. Pois, caracteriza-se como um espaço em construção, discussão e estudo, que tem como objetivo conceder instrumetos de aperfeiçoamento da práxis pedagogica em construção, na formação acadêmica do curso de licenciatura em pedagogia, que visa uma educação voltada para os princípios primordiais da infancia sob o envoque da teoria historico- cultural, que destaca a brincadeira como istrumento histórico, cultural e social no processo de ensino e aprendizagem da criança.Downloads
Publicado
15-12-2017
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura
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