UMA ABORDAGEM PEDAGOGICA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Luiza de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Paola Wilk Cavalheiro Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Educação Financeira. Pedagogia. Atividade.

Resumo

Resumo: Ao pensar em Educação Financeira, nossos olhares se voltam para o fazer na escola, nos questionando sobre as tensões que ali se estabelecem, considerando os diferentes elementos que constituem o cotidiano escolar. Perguntamo-nos, por exemplo: Como o pedagogo (a) pode trabalhar com os estudantes a Educação Financeira e Sustentabilidade proposta no currículo municipal de Chapecó -SC? Como perceber que são as escolhas e atitudes para esse trabalho que oportunizam aos estudantes a construção de um campo reflexivo decisivo para desenvolver sua postura crítica diante do gerar recursos, do consumir e do economizar, de forma ética, consciente e responsável? Esse foi o grande desafio proposto aos alunos (as) da 1ª fase de pedagogia 2017/1 da UFFS/ campos Chapecó-SC. Discussões como essas permearam as oficinas realizadas no componente curricular de “Matemática Instrumental”. A metodologia foi organizada por dois grupos de alunos, as atividades foram realizadas em duas escolas municipais do município de Chapecó- SC, com crianças do 1º ano e 5º ano do Ensino Fundamental, na qual a proposta de trabalho foi desenvolver algumas atividades pedagógicas envolvendo a Educação Financeira com o intuito de contribuir e despertar o gosto e interesse para o planejamento das finanças. Desta forma, o objetivo central da pesquisa foi desenvolver atividades pedagógicas, utilizando o lúdico, para trabalhar a Educação Financeira, as quais foram desenvolvidas em 2 encontros. O grupo 1 trabalhou com o primeiro ano, uma abordagem de desejos e necessidades utilizando cards com o objetivo de verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre a temática, utilizaram também a contação de histórias, adaptando a história dos três porquinhos. O grupo 2 trabalhou com o 5º ano, utilizando o texto da Ruth Rocha “Como se fosse dinheiro”, realizou um debate sobre desejos e necessidades a partir da formação de grupos e suas participações em um mini mercadinho. Os dois grupos realizaram uma abordagem inicial sobre o tema, sua importância, realizando um resgate do trabalho que a escola já realiza. Ao final da experiência com os alunos e na exposição durante as oficinas percebe-se o desenvolvimento de mudanças de atitudes e hábitos dos alunos do 1º e 5º ano diante de algumas questões financeiras bem como mudança de posicionamento durante as atividades realizadas, possibilitando um empoderamento de postura frente às finanças pessoais. Os resultados foram intensos, os acadêmicos envolveram-se nas ações, estudos e discussões da oficina proposta. Nesta perspectiva, percebemos que a Educação Financeira traz muitas inquietações permitindo aos alunos entender as  dimensões sociais, econômicas, políticas e culturais que as cercam.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica de Pedagogia, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
  • Paola Wilk Cavalheiro, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica de Pedagogia, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó

Referências

D’AQUINO, Cássia. Educação financeira: como educar seus filhos. Coleção ExpoMoney. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

______.O que é a educação financeira? [201-?] Disponível em: . Acesso em 01 dez. 2013. ______.4 pontos principais. [201-?] Disponível em: . Acesso em 03 de agos. 2017.

DOHME, Vania. Atividades Lúdicas na Educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado.5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MACHADO, Ana Maria. Os três porquinhos. São Paulo: FTD, 2004.

MODERNELL, Alvaro. Mais Ativos – apresentação. 2012. Disponível em: . Acesso em 01 dez. 2016.

______. Especialista ensina como dar mesadas para os filhos, conforme a idade. 11 out. 2013. São Paulo. Entrevista. Disponível em: . Acesso em: 03 dez. 2016

ROCHA, Ruth. Como se fosse dinheiro. São Paulo: Salamandra, 2010.

Downloads

Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino