Formação dos professores e ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais

Autores

  • Bruna Lussani Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Diuliana Chiaradia Pimentel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Giseli Paola Jobim Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Miriam Kaiser Bassanezi Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
  • Zoraia Aguiar Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Palavras-chave:

Contribuições Acadêmicas, Educação, Docentes, Recursos Didáticos.

Resumo

O presente estudo constitui-se de uma pesquisa aplicada a professoras de diferentes municípios e instituições, sendo elas privadas, municipais e estaduais de Ensino Fundamental, em que foram questionadas sobre sua formação acadêmica e como ministram Língua Portuguesa nos anos iniciais. Os objetivos da pesquisa são identificar qual a formação dessas professoras e de que forma ela contribui para o ensino da Língua Portuguesa, investigar em que tipo de instituição ocorreu sua formação, verificar os métodos avaliativos e materiais didáticos mais utilizados pelos docentes, bem como analisar de que maneira a formação contribui para a realização de atividades diferentes. Foram entregues 23 questionários contendo 13 perguntas, sendo estes respondidos por professoras dos municípios de Erechim, Gaurama e Santa Rosa, todos localizados no estado do Rio Grande do Sul. Essas perguntas abordaram questões a respeito da formação das educadoras, seus métodos de trabalho em sala de aula e as formas que utilizam para avaliar os alunos. Após a coleta dos questionários, os dados foram tabulados e analisados, comparando os mesmos com o aporte teórico de autores como Antunes (2003), Possenti (2006 e 2009), Barretto (2015), entre outros. Como resultados, as professoras enfatizaram que foi através do magistério que adquiriram a experiência prática, como também apontaram a ocorrência de falhas durante a formação, principalmente a respeito das diferenças entre teoria e prática. Também se pode verificar o uso do livro didático, o qual muitas docentes criticam e outras apoiam seu uso, citando outras formas utilizadas pelas mesmas durante suas aulas, como o uso de materiais dinâmicos e tecnológicos. Sobre os conteúdos considerados mais importantes pelas entrevistadas foram citados a ortografia, a pontuação, e o alfabeto, entre outros. Quanto aos métodos avaliativos, as docentes apontam diversos meios, tais como produções textuais e orais, além de interpretações de texto e pesquisas. Sendo assim, pode-se perceber que as professoras entrevistadas procuram um bom relacionamento com seus alunos, buscando além de ensinar, aprender com os mesmos, pois estes possuem conhecimentos adquiridos em seu cotidiano.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa