PROJETOS EDUCATIVOS: APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO
Palavras-chave:
Gestão escolar, Estágio curricular, Escola, Experiência,Resumo
O presente trabalho é o resultado do estágio realizado em Gestão Escolar do curso de Pedagogia – LP, da Universidade Federal Da Fronteira Sul - UFFS, campus Erechim, tendo papel fundamental para o processo formativo dos acadêmicos. O presente artigo objetiva apresentar uma experiência vivenciada em uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Erechim, norte do Estado do Rio Grande do Sul, buscando evidenciar e estimular processos coletivos em que a colaboração e a participação de todos os segmentos da escola é essencial. Como procedimentos metodológicos, iniciamos com o levantamento bibliográfico, por meio de consulta a livros e artigos disponíveis em acervos públicos ou meios em eletrônicos; na sequência também foram suportes significativos os relatos obtidos no período de observação e no decorrer do estágio. Como aporte teórico buscamos sustentação em FERREIRA, E. L. (2013); NELSON, B. I. (2010); MOURA, J. M. (2013); entre outros. Os resultados foram positivos, conseguindo realizar o plano de ação, reorganizando alguns espaços da escola em conjunto com professores, educandos, gestão e comunidade, assim como conseguimos construir o projeto com parceria de dois professores, coordenadora e direção. Concluímos que em se tratando do espaço escolar nunca saíra como planejado, sempre terá algo que não será possível, como uma data, um encontro, uma ideia, etc. Por outro lado, sempre devemos refletir sobre o que foi realizado, o que não foi, como foi, como poderia ou pode ser feito, seus desafios e suas contribuições, mas ao realizar a reorganização de alguns espaços da escola e construir o projeto em conjunto com os professores, obtivemos um grande enriquecimento em nossa formação. Enfim, evidenciamos que com tais experiências, as aprendizagens são concretas para enfatizar que é possível entender a complexidade e os diferentes sujeitos que constituem a rotina escolar. Também, concluiu-se que em se tratando de um estabelecimento da rede pública para realizar algumas ações a escola depende de diferentes fatores, inclusive burocráticos que precisam ser transpostos por meio do diálogo e da participação. Contudo, é necessário que não nos prendamos aos fatos negativos como desculpas para não realizarmos projetos educativos que, por mais complicadores que possam parecer, contribuem para que a escola construa um ambiente de relações interpessoais respeitosas e solidárias.Referências
FERREIRA, Edmar Lucas. Descentralização do poder: a prática da gestão democrática e participativa na escola. 2013Disponível em: www.unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestao.../descent.pdf. Acesso em: 05 mai. 2017.
MOURA; J.M.et al. Escola como espaço de interação social: uma análise a partir das vivências do Pibid no curso de pedagogia. 2013. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_218_a29857eb346f1da39114d14f69421a48.pdf. Acesso em: mar. 2017.
NELSON, Bezerra. Ionara. A gestão educacional e suas implicações para a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar. VI Encontro Regional de Matemática da UFPI-2010. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.5/GT_05_04_2010.pdf. Acesso em: 30 mar. 2017.
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