A PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO NO COMBATE AOS MOSQUITOS Aedes aegypti e Aedes albopictus
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Ensino Médio, Atividades lúdicasResumo
O presente trabalho apresenta um recorte do trabalho de Conclusão de curso em que foi desenvolvida a proposta de um jogo didático de tabuleiro nomeado de Combate ao Mosquito Invasor, como uma alternativa eficiente na apropriação de conhecimento sobre os aspectos científicos dos mosquitos vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus, que são os principais vetores das arboviroses em expansão no Brasil (Dengue, Chikungunya e Zika). O trabalho de pesquisa desenvolveu e avaliou qualitativamente o jogo, que foi orientado pelos três momentos pedagógicos e partiu da análise do conhecimento de 94 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do município de Pérola D' Oeste no Paraná, acerca dos mosquitos vetores, através de narrativas escritas pelos alunos, nas etapas pré e pós-jogo, que foram analisadas através da Análise Textual Discursiva. O jogo possui um tabuleiro contendo um cenário de zona urbana, com áreas residenciais prédios públicos e parques, tem cartões perguntas de nível de Ensino Médio, pode ser jogado entre quatro competidores, mais alguém pode assumir o papel da fêmea do mosquito Aedes, tem saída no hospital da cidade e chegada no lago. O jogo busca desenvolver e problematizar conhecimentos envolvidos na temática, de modo que os alunos se tornem multiplicadores de conhecimentos sobre os vetores e também colaboradores no combate ao foco dos mosquitos. Por conhecer o que se quer prevenir estimulou-se os alunos de forma simples e lúdica. Conclui-se então que o Jogo Combate ao Mosquito Invasor é uma ferramenta de ensino aprendizagem eficiente, capaz de potencializar o conhecimento dos alunos do Ensino Médio, que de certa forma já é satisfatório, ampliando suas possibilidades de uma atuação social e responsável.Referências
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