CONCEITOS FÍSICOS E AVANÇOS TECNOLÓGICOS: FIBRA ÓTICA

Autores

  • Karolina Natasha Jarochewski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Débora Larissa Brum Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Pesquisa em Ensino

Resumo

O desenvolvimento da fibra ótica trouxe intensas transformações na transmissão de informações, sendo utilizada no desenvolvimento de diversos aparatos tecnológicos, devido sua capacidade de absorção e transporte de pulsos de luz, envolvendo conceitos físicos, estando entre eles a reflexão interna total. Dessa forma, desenvolvemos uma prática educativa na qual utilizamos como objeto didático a fibra ótica, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola da região noroeste do Estado do RS, objetivando evidenciar a ligação direta entre o desenvolvimento científico e tecnológico, assim como acarretam transformações nos modos de vida da sociedade. Para isso, utilizamos como metodologia os Três Momentos Pedagógicos. Na problematização inicial apresentamos aos estudantes o cabo de fibra ótica, seguindo com questionamentos sobre o que conhecem e/ou ouviram falar sobre a fibra ótica e suas aplicações. Para a construção do conhecimento os orientamos com o intuito de direcionar os mesmos para o entendimento dos conhecimentos de Física necessários para a compreensão dos temas, utilizando como ferramentas didáticas: slides, um texto paradidático e experimento demonstrativo do fenômeno. Na sistematização do conhecimento, utilizamos um questionário que, por meio da escrita, os estudantes teriam que refletir sobre os seguintes questionamentos: “Na sua opinião, existe ligação entre os conceitos de Física/Ciências no desenvolvimento das tecnologias? Qual a sua opinião sobre o desenvolvimento das tecnologias atualmente?”. Com base nos relatos percebemos que nenhum deles tinha conhecimento em relação ao funcionamento da fibra óptica e um pequeno número possuía o conhecimento de que ela era utilizada para melhorar o acesso à internet. Em relação ao ensino de Física grande parte da turma possuía a visão de que consiste em uma ciência puramente matemática e não uma ciência que explica fenômenos naturais e aplicada para o desenvolvimento de aparatos tecnológicos, que modificam diretamente a vida em sociedade. Porém, com o desenvolvimento da aula demonstraram conhecer somente as equações utilizadas para explicar o fenômeno relacionado a fibra óptica, onde percebemos que há uma lacuna no ensino de Física e nossa prática através do diálogo com os estudantes culminou na tentativa de demonstrar a importância e influência da Física no cotidiano e nas tecnologias atuais que nos cercam, demonstrando ser uma ciência que se utiliza da matemática para comprovar e possuir uma visão mais precisa dos fenômenos.

Biografia do Autor

  • Karolina Natasha Jarochewski, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

    Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Física – Licenciatura, UFFS, campus Cerro Largo


  • Débora Larissa Brum, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

    Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Física – Licenciatura, UFFS, campus Cerro Largo

  • Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
    Professora Drª do curso de Física – Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Cerro Largo

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino