ALTERAÇÕES ANATOMOPATOLÓGICAS DA ESTEFANOFILARIOSE ASSOCIADA A BOVINO LEITEIRO COM PLEUROPNEUMONIA FIBRINONECRÓTICA ABSCEDATIVA: RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Stephanofilaria spp., Sistema Respiratório, Abcessos em quartos mamáriosResumo
A Estefanofilariose é uma doença provocada pelo nematódeo Stephanofilaria spp., caracterizada por ulcerações na pele dos bovinos. Normalmente, os bovinos acometidos manifestam sinais de dermatite crônica associada a erupções que progridem a nódulos, alopecia e ulcerações crostosas com exsudação serossanguinolenta localizada principalmente, entre os quartos mamários. Devido esse fato, a doença recebe o nome popular de “úlcera da lactação”. As lesões podem ser porta de entrada para bactérias que podem pegar a circulação sanguínea e afetar outros tecidos, como coração e pulmão. O presente trabalho, descreve as principais alterações anatomopatológicas da estefanofilariose associada pleuropneumonia fibrinonecrótica abscedativa, em uma vaca Jersey de dois anos de idade. Os sinais clínicos iniciaram com apatia, diminuição do apetite evoluindo para sinais respiratórios e de insuficiência cardíaca. O proprietário relatou várias tentativas de tratamento, sem sucesso. O animal veio a óbito e solicitou-se a realização de necropsia por meio do projeto de extensão intitulado “Serviço de diagnóstico anatomopatológico, citológico, hematológico e bioquímico em animais de Realeza e região-PR”. No exame anatomopatológico observou-se presença de edema, abscessos superficiais e profundos adjacentes à glândula mamária, além de lesão ulcerada focal de 4x4cm na pele entre os quartos mamários (estefanofilariose). Na cavidade torácica notou-se exsudato fibrinopurulento, aderência da pleura visceral com a parietal e com o pericárdio, que estava repleto de exsudato. O pulmão estava aproximadamente 90% afetado, com pneumonia necroabscedativa. Este trabalho mostra a importância do projeto de extensão, pois a partir do exame necroscópico e conhecimento da patologia que levou o animal a óbito, pode-se elucidar o mecanismo do qual uma enfermidade pode abrir entrada a outros agentes oportunistas que agravam o quadro de salubridade, inviabilizando a condição vital do mesmo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.