ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A ELETROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alecsander Mergen Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marcos Alexandre Dullius Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cristina Ferrioli Theis Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bratz

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino aprendizagem, Fenômenos físicos, Conhecimento

Resumo

Um dos temas que mais fascina os alunos, dentro da abrangente área da Física sem dúvidas é o Eletromagnetismo, principalmente no terceiro ano do ensino médio onde os estudantes iniciam o contato diretamente relacionado a eletricidade, começando pela eletrostática, área que estuda as cargas elétricas em repouso O estudo da eletrostática oferece  a oportunidade dos professores conduzirem aulas expositivas dialogadas de caráter experimental, visando a observação e contextualização dos fenômenos físicos com acontecimentos cotidianos. Dessa forma, buscamos promover aos alunos uma aprendizagem significativa sobre os fenômenos eletrostáticos através de atividades experimentais, estabelecendo relações e discussões sobre a presença dos mesmos em nossas vidas. Através do conhecimento prévio dos alunos procuramos estabelecer relações e discutir situações do cotidiano do aluno, a fim de que os mesmos tenham a capacidade de interpretá-las e respondê-las. Este trabalho foi desenvolvimento e a realizado por acadêmicos do curso de Física – Licenciatura, através do Programa de Educação Tutorial – PETCiências da UFFS, campus Cerro Largo/RS, que promove a inserção dos acadêmicos participantes na comunidade escolar visando maior interação entre a universidade e a escola, almejando uma formação docente mais qualificada. A realização das atividades experimentais com os alunos aconteceu no período de duas aulas com vinte alunos do terceiro ano do ensino médio regular da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bratz de Porto Xavier/RS, juntamente com a professora de Física da turma. A atividade foi dividida em três momentos, primeiramente foram levantadas questões investigativas como: O que é um corpo eletrizado? Como podemos eletrizar um corpo? O que é um corpo neutro? Através destas questões os alunos apresentaram seu conhecimento prévio em forma de diálogo com a professora, que a partir dessas questões conduziu o segundo momento pedagógico fazendo a organização desse conhecimento e trazendo o conhecimento cientifico sobre o tema abordado. No terceiro momento pedagógico, iniciamos as atividades, realizando o experimento de “carregar bexigas” através do atrito com os cabelos, “eletroscópio de pêndulo e de folhas”, finalizando com o “cabo de guerra eletrostático”, buscando mostrar os tipos de eletrização e os fenômenos eletrostáticos da atração e repulsão de cargas, sempre visando responder as questões levantadas pelos alunos e promovendo a participação dos mesmos. Por fim foram estabelecidas através do diálogo, algumas relações entre os conhecimentos construídos e situações do dia a dia. A realização dessa atividade, reforça a importância da experimentação no processo de ensino aprendizagem dos alunos, evidenciando a compreensão do conteúdo abordado, além de tornar a aula mais descontraída e participativa. As atividades experimentais mostram-se como excelente ferramenta didática capaz de tornar um fenômeno abstrato visível, promovendo assim uma ponte entre a teoria e prática.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino