MITO E CULTURA: UM ESTUDO DO MANGÁ E ANIME NARUTO

Autores

  • Camila De Paris Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Pedro Henrique Benedetti Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim - RS
  • Bernardo Caprara Universidade Federal da Fronteira Sul – RS, Campus Erechim, Coordenador PIBID - Subprojeto Ciências Sociais

Palavras-chave:

Metodologia, Ensino, Mangá, Anime, Cultura Oriental

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar a relevância das metodologias utilizadas no ensino, na busca de didáticas que contribuam para a construção de uma aprendizagem significativa, observando a emergência da tecnologia como a televisão, filmes, jogos, séries que fazem parte do cotidiano de crianças e jovens, podendo ser utilizadas em sala de aula como ferramentas na construção do saber didático e prático. Neste viés, o presente trabalho, aprofunda-se na história do mangá e anime como ferramentas de ensino de conteúdos das Ciências Sociais, para o processo dialógico de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizado intervenções em sala de aula com alunos do segundo ano do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo - Erechim (RS), por meio do PIBID – Ciências Sociais, desenvolvendo os conceitos de Mito e Cultura, utilizando como ferramenta didática o mangá e anime Naruto. No desenvolvimento do trabalho, foi possível observar que o anime e o mangá, são meios de exemplificar as teorias desenvolvidas, por ser criado a partir das derivações da cultura oriental, sobretudo dos mitos da cultura japonesa, sustentando a ideia de que os animes e mangás moldam as concepções imagéticas dos apreciadores destes gêneros. A conclusão que se chega ao fim desse estudo, é que a utilização do mangá e do anime Naruto, constitui uma tecnologia que possibilita a criação de novas práticas metodológicas, pois os mangás e animes são elementos culturais que favorecem ao vínculo dos jovens com a cultura japonesa, constituindo como suportes lúdicos e simbólicos ao se pensar em uma educação escolar articulada com o imaginário sociocultural, buscando superar o ensino formal nas relações de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Camila De Paris, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

    Graduanda em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

    Bolsista do PIBID Subprojeto Ciências Sociais

  • Pedro Henrique Benedetti, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim - RS
    Acadêmico do Curso de Graduação em Geografia, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim - RS
  • Bernardo Caprara, Universidade Federal da Fronteira Sul – RS, Campus Erechim, Coordenador PIBID - Subprojeto Ciências Sociais
    Professor Doutor do Curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul – RS, Campus Erechim, Coordenador PIBID - Subprojeto Ciências Sociais

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Publicado

05-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino