FORMAÇÃO CONTINUADA PELA PERSPECTIVA DOS PLANEJAMENTOS ESCOLARES
Palavras-chave:
Formação, Professores, Qualificação profissional, ValorizaçãoResumo
O presente trabalho tem por finalidade apresentar os aspectos da formação continuada realizada por professores de Escolas privadas e municipais localizadas em Erechim/RS e em Sananduva/RS. O estudo foi desenvolvido durante o transcurso da disciplina de Seminário: Planejamento, coordenação e avaliação de projetos educativos: princípios e métodos. Para realizar esta pesquisa, foram distribuídos em torno de cinquenta questionários, entre três escolas destas duas cidades pertencentes a região do Alto Uruguai. O instrumento contribuiu para revelar como ocorre o processo de formação continuada, considerando a valorização dos educadores na ampliação dos conhecimentos como redimensionador da atuação. Com a devolução dos instrumentos e análise dos mesmos foi possível identificar como os professores tem realizado a formação continuada para aperfeiçoar os conhecimentos, de qual maneira é escolhido o tema para a formação e como e quem indica o formador. Os cursos de formação continuada criados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) são disponibilizados para professores de todo o Brasil. Alguns deles são: Formação No Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa, Proinfantil, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, Proinfo Integrado, E-Proinfo, Pró-Letramento, Gestar, Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Todos os cursos são disponibilizados para facilitar e colaborar com os processos de ensino, oferecendo ao professor apoio e maiores conhecimentos. Cada um tem seu objetivo principal, a partir das idades e do nível que o professor atua. Autores como Francisco Imbernón, Josiane Gonçalves Santos e Júlio Furtado foram fundamentais para a realização deste trabalho. Conclui-se com a mesma, que grande parte dos interesses dos professores passam despercebidos e, até mesmo, nem são cogitados pelos gestores. Acredita-se que uma das soluções para esta questão, localiza a necessidade do olhar atento e profissional da equipe gestora voltando-se para temáticas que contemplem problemas e interesses dos professores, compreendidos por cada contexto escolar.Referências
FURTADO, Júlio. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. p. 1; 2016. Disponível em: <http://juliofurtado.com.br/a-importancia-da-formacao-continuada-dos-professores/>. Acesso em: 20 maio 2017
SANTOS, Josiane Gonçalves. O compromisso social da escola organizada em ciclos: por uma verdadeira aprendizagem. Dissertação de Mestrado. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, p. 65; 2005. Disponível em http://www.imap.curitiba.pr.gov.br/wp-content/uploads/2014/03/2012_o_compromisso_social_da_escola_organizada_em_ciclos.pdf Acesso em: 22/06/2017.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. São Paulo: Artmed, 2010. p.119. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=dONtDgAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f;=false Acesso em: 18 maio 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.