DESMISTIFICANDO O GÊNERO LÍRICO EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Oficina. Discentes. Experiência.Resumo
No presente relato, serão abordados os reflexos da oficina, com alunos de 6º e 7º anos, do ensino fundamental do Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo, situado em Realeza PR, a mesma se subdivide em etapas. Na primeira parte, explanamos fazendo uma apresentação feita em sala do gênero lírico, logo em seguida os poemas apresentados aos discentes com o intuito de instigá-los a redigirem suas próprias poesias. E por fim, falamos do grande êxito com o trabalho final adquirido e como as produções foram muito produtivas e nos proporcionaram o sentimento de orgulho em poder contribuir para tal ensino/aprendizagem. Também refletimos o desenvolvimento dos alunos ao trabalhar com poesia, levando em conta o ambiente em que estes se inserem, além da nossa aquisição profissional como futuras docentes, e a grande contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para nossa qualificação acadêmica e profissional. A experiência de que tratamos teve como intuito refletir sobre e retratar com as crianças o lugar onde viviam, além do que presenciam no seu dia a dia, através do gênero lírico. Os alunos, além de se identificarem com o gênero, demonstraram interesse em escrevê-las, e o resultado foi maravilhoso, poesias concisas, altamente expressivas e talvez o mais importante, muito conteúdo. Percebemos em nossa oficina o grande impacto que o PIBID faz na escola, e como este auxilia para o enriquecimento do ensino/aprendizagem dos alunos. Portanto, além do sucesso da oficina, nossa experiência foi importantíssima para nossa escolha profissional, o PIBID dá ao discente a oportunidade de adentrar num âmbito até ali, impermeável. Para o simples acadêmico que ainda não sabe ao certo o que quer, participar de um programa como este abre horizontes e qualifica certezas. Inseridos neste âmbito escola, percebemos a importância de ser professor, e quão capazes estes têm de serem. Se queremos aprimorar nossa educação, devemos começar por aprimorar nossos docentes, estes que estão frequentemente em sala de aula, e que além de professores são interpretados e vistos para os alunos como exemplos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.