ESTÁGIO CURRICULAR: FORMAÇÃO E CONTATO COM A REALIDADE ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação. Sociologia. Ensino.Resumo
O presente trabalho visa expor a experiência do estágio curricular supervisionado no processo formativo dos estudantes do Curso de Ciências Sociais – Licenciaturas(UFFS), abordando limites, desafios e possibilidades que a vivência escolar proporciona aos licenciandos(as). O momento do estágio é algo que constitui peça de grande importância na formação dos(das) futuros (as) professores(as) por oportunizar o contato direto com a escola e as multirrelações que permeiam este espaço. Nesse sentido, a escola passa ser objeto de reflexões teórica e prática para que possa gerar conhecimento sobre as diversas formas de organização do ensino e da aprendizagem, desmistificando a ideia de escola única para colocar a ideia das diferenças. Diferenças essas que vão desde a localização geográfica da escola até a organização burocrática e corpo docente. Sendo assim, o contexto da escola se torna terreno fértil para observação e interação. Conduzindo o olhar para dentro dos espaços de sociabilidades escolar – sala de aula, área de recreação, sala dos professores, sala de informática e etc. - nesses espaços os(as) licenciados(as) vão construindo suas impressões sobre como os estudantes vêm a escola e o sentido que a mesma faz para eles, buscando identificar a escola como local de diálogos possíveis. Nesse contexto, buscaremos apresentar como resultado a partir dos relatórios desenvolvidos durante os três estágios e análise do memorial, a importância do estágio curricular supervisionado para formação docente e aprimoramento das habilidades teórico, pedagógicas desenvolvidas durante o curso de licenciatura. Buscamos ainda, apresentar de forma clara as dificuldades do estagiário no desenvolvimento das atividades propostas pelo curso durante sua permanência na escola e como essas atividades ajudam os (as) acadêmicos (as) a formarem suas identidades de professores (as). Por fim, apresentaremos a conclusão da experiência em sala de aula, as expectativas e ansiedades que permeiam a construção e aplicação de um plano de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.