CRIAÇÃO DO JOGO LUDO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA.
Resumo
Os jogos pedagógicos são ferramentas disponíveis aos educadores há muito tempo. Na configuração escolar em que estamos inseridos atualmente, há uma demanda por ferramentas mais dinâmicas, visto que o educador tem que concorrer com tecnologias que atraem muito mais a atenção dos alunos. Sendo assim, os professores tendem a encontrar dificuldades no desenvolvimento de jogos educativos, que tratem do tema abordado, e que atraiam o interesse e motivem os alunos a aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como foco principal, a apresentação do jogo Ludo para o Ensino Médio para disciplina de Sociologia, que motive as potencialidades, a sociabilidade e a aprendizagem dos alunos de uma maneira prática. O principal objetivo do jogo Ludo é buscar estimular e favorecer a aprendizagem da Sociologia no Ensino Médio. Partindo deste pressuposto, o jogo teve origem na disciplina de Metodologia de Ensino nas Ciências Sociais ofertada no curso de Ciências Sociais na 6ª fase no ano de 2016, onde foi solicitado aos estudantes a elaboração de um jogo com o intuito de demonstrar que é possível trabalhar os conteúdos da disciplina de sociologia de uma maneira prática e que instigue os discentes a analisarem as temáticas da área. O ludo sociológico é um jogo do tipo tabuleiro em banner composto por: 02 dados; 04 peças azuis; 04 peças vermelhas; 04 peças amarelas; 04 peças verdes; 01 peça branca; 100 cards com perguntas de Sociologia (as perguntas foram extraídas do ENEM, de vestibular, e de livro de Sociologia); 01gabarito com as resposta das questões; 04 manuais com as regras; 01 caixa com tampa, para armazenar as peças do jogo e para jogar os dados; 01 caixa para armazenar o jogo completo com as peças, os cards com as questões, as regras e gabarito; 01 CD com as regras, questões, modelo de tabuleiro e gabarito, com arquivo em PDF. Atualmente o jogo está em fase de experimentação e aperfeiçoamento, foi aplicado nas atividades da disciplina e em exercícios didáticos junto a Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo nas ações promovidas pelo PIBID de Ciências Sociais. A partir das experiências de aplicação da ferramenta de ensino tem-se verificado que os estudantes enriquecem seu conhecimento, bem como também tem apresentando evidências de uma maior assimilação da teoria trabalhada na disciplina.
Palavras- chave: Jogo. Sociologia. Ensino Médio. Ensino.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.