CRIAÇÃO DO JOGO LUDO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA.

Autores

  • Marciane Angela Tomazelli Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erexim - RS
  • Gabriela Marina Bertolassi Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erexim - RS
  • Lisandro Martins Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erexim - RS
  • Clóvis Schmitt Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erexim - RS

Resumo

Os jogos pedagógicos são ferramentas disponíveis aos educadores há muito tempo. Na configuração escolar em que estamos inseridos atualmente, há uma demanda por ferramentas mais dinâmicas, visto que o educador tem que concorrer com tecnologias que atraem muito mais a atenção dos alunos. Sendo assim, os professores tendem a encontrar dificuldades no desenvolvimento de jogos educativos, que tratem do tema abordado, e que atraiam o interesse e motivem os alunos a aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como foco principal, a apresentação do jogo Ludo para o Ensino Médio para disciplina de Sociologia, que motive as potencialidades, a sociabilidade e a aprendizagem dos alunos de uma maneira prática. O principal objetivo do jogo Ludo é buscar estimular e favorecer a aprendizagem da Sociologia no Ensino Médio. Partindo deste pressuposto, o jogo teve origem na disciplina de Metodologia de Ensino nas Ciências Sociais ofertada no curso de Ciências Sociais na 6ª fase no ano de 2016, onde foi solicitado aos estudantes a elaboração de um jogo com o intuito de demonstrar que é possível trabalhar os conteúdos da disciplina de sociologia de uma maneira prática e que instigue os discentes a analisarem as temáticas da área. O ludo sociológico  é um jogo do tipo tabuleiro em banner composto por: 02 dados; 04 peças azuis; 04 peças vermelhas; 04 peças amarelas; 04 peças verdes; 01 peça branca; 100 cards com perguntas de Sociologia (as perguntas foram extraídas do ENEM, de vestibular, e de livro de Sociologia); 01

gabarito com as resposta das questões; 04 manuais com as regras; 01 caixa com tampa, para armazenar as peças do jogo e para jogar os dados; 01 caixa para armazenar o jogo completo com as peças, os cards com as questões, as regras e gabarito; 01 CD com as regras, questões, modelo de tabuleiro e gabarito, com arquivo em PDF. Atualmente o jogo está em fase de experimentação e aperfeiçoamento, foi aplicado nas atividades da disciplina e em exercícios didáticos junto a Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo nas ações promovidas pelo PIBID de Ciências Sociais. A partir das experiências de aplicação da ferramenta de ensino tem-se verificado que os estudantes enriquecem seu conhecimento, bem como também tem apresentando evidências de uma maior assimilação da teoria trabalhada na disciplina.

 

Palavras- chave: Jogo. Sociologia. Ensino Médio. Ensino.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino