CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATOS DE PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Jéfferson Fröhlich Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Rosangela Inês Matos Uhmann

Palavras-chave:

Formação continuada. Reflexão Docente. Ensino de Ciências.

Resumo

A formação continuada de forma compartilhada entre os professores de Ciências, Biologia, Física e Química junto aos licenciandos e formadores desses Cursos é indispensável para o desenvolvimento da qualidade da educação. Desse modo, o Projeto de Extensão: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências vinculado ao Programa dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática (Edital nº 522/UFFS/2016) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo vem contribuindo significativamente para a formação continuada de professores da região missioneira desde 2011. Uma vez que nos encontros mensais são discutidos temas emergentes e relevantes destacados pelos licenciandos, professores da educação Básica e universidade. A metodologia desenvolvida nos encontros dos ciclos formativos em 2017 girou/gira em torno de reflexões críticas respectivas a diferentes temáticas pedagógicas, a exemplo da Educação Ambiental (abril) e Investigação Educativa (maio), no entanto, para este trabalho apresentamos o encontro de março referente a Práticas Educativas: Relatos de Experiência. No momento foram trazidos três (3) relatos de experiência pelos autores (1- Uma ilustração da osmose; 2- O estudo da força de atrito a partir da atividade experimental investigativa e 3- Narrativas de formação em ciências na mediação do estágio de docência), visto que tais relatos integram o primeiro e-book lançado pelos participantes dos ciclos com o objetivo de compartilhar e reforçar o trabalho colaborativo na construção total dos 83 relatos, como forma de fortalecer a autoria do professor em constante formação. Acreditamos que a formação-investigação-ação é favorecida na troca de saberes entre os pares potencializando o repensar e o refletir sobre a prática docente na busca da inovação e replanejamento das estratégias de ensino, ou seja, da prática docente, concepções, diferentes estratégias avaliativas, metodológicas e perspectivas de currículo. Enfim a reflexão sobre a própria prática que originou os relatos da prática se constituindo de suma importância para o desenvolvimento da formação (inicial e continuada) de professores.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura