GESTÃO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO
Palavras-chave:
Ensino de GraduaçãoResumo
O presente relato aponta experiências das graduandas no estágio curricular supervisionado em gestão escolar do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/Campus Erechim/RS. O estágio de gestão permite ao acadêmico conhecer a escola e propor intervenções que atendam as necessidades levantadas pela comunidade, neste caso na área pedagógico-curricular. O projeto teve por objetivo a reorganização da biblioteca, afim de que alunos e professores possam ter um melhor conhecimento da importância deste espaço, envolvendo também o incentivo à leitura. A partir de observações realizadas constatou-se que a escola não possui bibliotecário, sendo que o atendimento e o cuidado com o espaço ocorre entre professores que se revezam nos momentos que estão fora de sala de aula. Além disso nas conversas que tivemos com a equipe diretiva ficou evidenciado que os alunos não possuem o hábito da ler. O estágio iniciou-se com a apresentação de uma proposta para os membros da equipe escolar, buscando envolvê-los, apontando a importância da participação de todos na construção do projeto. Inicialmente sentimos a surpresa em relação a proposta sendo que se tratava de uma novidade para a escola, porém esse sentimento foi dissipando-se, foram estabelecidos diálogos, envolvendo direção, coordenação e professores. Para envolver os alunos, foi elaborado um questionário com questões sobre o espaço da biblioteca, bem como, da importância da leitura. Buscamos sustentação teórica para a construção do nosso projeto, em SILVA (2005), para compreensão da importância da leitura, e em CASTRO (2003) e SOUZA (2009) sobre a importância da organização de uma biblioteca adequada. Desta maneira o estágio constituiu-se na elaboração do projeto de forma participativa, no inicio da reorganização do espaço da biblioteca, na apresentação de uma proposta de incentivo à leitura e na construção do mural da leitura. Também pudemos compreender mais a importância de um bibliotecário e a falta que ele faz no ambiente escolar. A questão da avaliação do nosso projeto também teve seus pontos baixos, pois a equipe diretiva se deteve a diversas tarefas, não sendo possível a realização da avaliação com toda equipe diretiva. Durante o período que permanecemos na escola percebemos que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados em relação a gestão, há muita diferença entre o que consta no papel, com que é posto realmente em prática.Assim, percebemos que um dos desafios que a gestão enfrenta é envolver todos os membros da equipe escolar, sendo muito importante a construção de uma gestão democrática e participativa, em que todos de forma harmoniosa participem. Contudo, o estágio nos oportunizou ter uma visão mais ampla de como ocorre a gestão escolar, enfatizando que o mesmo proporciona aquisição de conhecimentos e aprendizagens referentes à nossa futura atuação profissional.Referências
BRASIL. Secretaria da Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: 1997.
CALDIN, Clarice Fortkamp; FLECK, Felícia de Oliveira. Organização de biblioteca em escola pública: o caso da Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara
. Revista ABC, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 155-165, ago. 2005. ISSN 1414-0594. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/400/499>. Acesso em: 04 nov. 2016.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura na literatura infantil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. Florianópolis, n.15, 2003. Disponível em: Acesso em: 21.jun. 2017.
CASTRO,César Augusto. Ensino e biblioteca: diálogo possível. Revista Transinformação, Campinas,p.63-72,jan/abr.2003. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1477/1451>. Acesso em: 04 nov.2016.
LERNER, D.Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5. ed. São
Paulo: Cortez, 2007.
LÜCK, Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. Em aberto, Brasília, v.17, n.72, p. 11-33, fev/ jun.2000. Disponível em: Acesso em: Acesso em: 07. nov. 2016.
NELSON, Ionara Bezerra. Gestão educacional e suas implicações para a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar. 2010 Disponível em: gephisop.weebly.com. Acesso em: 11.jun. 2017.
SABINO, M. M do C de. Importância educacional da leitura e estratégias para a sua promoção. Revista iberoamericana de educación, Portugal, v.5, p.1-11, mar.2008.
SARTORI, Jerônimo. O ensino em gestão: desafios á gestão dos processos pedagógicos .In : LOSS, Adriana Salete ; SARTORI, Jerônimo ; PIEROZAN, Sandra Simone Hopner (Org). Estágio supervisionado em pedagogia: concepções e práticas.1.ed Curitiba: Appris, 1996.p.39-48.
SILVA, E.T.da. Elementos da pedagogia da leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SOUZA, Juliana Daura de. A biblioteca e o bibliotecário escolar no processo de incentivo à leitura: uma pesquisa bibliográfica. 2009. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.