EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PRÁTICAS EXTENSIONISTAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DO RIO BONITO IGUAÇU-PR

Autores

  • Micaelli Lobo dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Leonardo Khaoê Giovanetti Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Ceyça Lia Palerosi Borges Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sustentabilidade. Prática Extensionista.

Resumo

O crescimento do processo de urbanização acentuou a preocupação com a preservação do meio ambiente em várias instâncias da nossa sociedade. Na universidade, as práticas extensionistas contribuem para um repensar quando o assunto é meio ambiente e práticas sustentáveis. Neste contexto, faz-se também necessário a inclusão da educação ambiental como uma prática pedagógica que contribua na conscientização do indivíduo a respeito da importância de preservar o meio ambiente. A partir disto, o presente trabalho tem como objetivo relatar as práticas extensionistas de educação ambiental realizadas em uma escola rural no município de Rio Bonito do Iguaçu-PR no mês de novembro de 2016. O estudo é de natureza qualitativa e descritiva com abordagem exploratória. Os procedimentos técnicos compreendem um estudo de caso na qual a coleta de dados se deu por uma entrevista semi estruturada com o diretor da escola para compreender a realidade deste público referente à preservação ambiental. Posteriormente um questionário possibilitou a escolha de temas de oficinas mais adequadas à realidade da instituição de ensino. Assim, buscou-se compreender os anseios e maiores problemas relacionados ao meio ambiente na escola para posteriormente desenvolver oficinas que propiciassem fomentar práticas sustentáveis no ambiente escolar como também no próprio dia-a-dia dos envolvidos. As oficinas escolhidas pela escola foram: lápis ecológico, velas feitas a partir do óleo de cozinha, puffs em garrafas pets e confecção de utensílios com materiais recicláveis desenvolvidas com um público que envolveu professores e jovens entre 10 e 16 anos. Espera-se que os resultados obtidos a partir da realização das oficinas voltadas à ações sustentáveis, sejam capazes de transformar o conhecimento das pessoas acerca do meio ambiente e a importância da sua preservação. Quanto à prática da extensão universitária, pode-se afirmar que neste trabalho, pela sua natureza multidisciplinar dos agentes envolvidos, professores e alunos dos cursos de agronomia, ciências econômicas e engenharia de aquicultura, possibilitou desenvolver um trabalho amplo e completo sobre sustentabilidade e atender ao desafio de atuar junto com a sociedade no desenvolvimento sustentável.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Extensão e Cultura