ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: PROJETO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Palavras-chave:
Ensino, Projeto de MonitoriasResumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões desenvolvidas a partir da elaboração de um planejamento de aula proposto para o sétimo ano da Educação Básica voltado para a formação da personalidade e a passagem do estágio da infância para a adolescência a partir da leitura e interpretação de diferentes textos, inclusive os literários. Este planejamento se baseou em uma metodologia que abrange três passos, a apresentação, a leitura e pós-leitura. A apresentação da obra tende a situar o aluno e motivá-lo para continuar lendo a obra fornecida pelo professor. Após este passo, segue-se para a leitura do texto. As estratégias de pós-leitura incluem a interpretação da obra e ainda, por fim, a realização de uma avaliação que consiste em saber se o aluno alcançou o objetivo principal do projeto. A metodologia empregada tem como fundamento adequar os objetivos especificados com atividades escolares que despertem o interesse e participação dos alunos a fim de incentivar a leitura e também criar uma ponte entre a interpretação textual com o próprio conhecimento de mundo do aluno. Os resultados obtidos a partir deste planejamento de aula e também sobre reflexões e debates teóricos realizados na disciplina de Literatura Infantil e Juvenil indicam que se teve um grande aproveitamento a respeito de questões teóricas sobre a literatura infantil e juvenil, como também um grande incentivo à prática docente na educação básica. Também, a partir da análise do livro Alice no país das maravilhas, foi possível uma maior reflexão sobre a obra, reconhecendo aspectos diversos de análise da estrutura formal e, também, verificar a possibilidade de trabalho com esta obra no contexto escolar. Este projeto foi desenvolvido no componente curricular Literatura Infantil e Juvenil ministrada no ano de 2016 para a quinta fase do curso de Letras – Português e Espanhol.
Palavras-chave: Leitura. Análise. Planejamento. Ensino.
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