A IMPORTÂNCIA DA TROCA DE INTERPRETAÇÕES DE LEITURA: REFLEXÕES A PARTIR DE PROJETOS DA MONITORIA DE LITERATURA.
Palavras-chave:
Ensino, Projeto de MonitoriasResumo
Resumo: A partir da experiência do trabalho com a Monitoria de Literatura desenvolvida no ano de 2016 foi possível levantar reflexões acerca da importância da troca de impressões de leitura na formação do leitor inserido no ensino superior. Colomer (2007) apresenta a proposta de compartilhamento de obras com os outros, considerando que compartilhar leituras, interpretações e conhecimentos é muito importante para a constituição do leitor. Nesse sentido, a Monitoria de Literatura proporcionou aos discentes do curso de Letras - Português e Espanhol espaços para a leitura e discussão de textos teóricos e literários das disciplinas vinculadas à área dos Estudos Literários, como também, oficinas para discussão e análise de textos. Dessa forma, o debate entre monitores e discentes resultou em uma grande aprendizagem acerca da leitura de Literatura e sobre a Literatura. Além da troca de experiências entre monitor e discentes do curso, também foi possível construir um grande conhecimento a partir das orientações e indicações de leitura suscitadas pelo professor orientador da monitoria. A partir do aprofundamento teórico obtido com leituras suscitadas pelo professor orientador e com a prática da monitoria pode-se concluir que a conversa com o outro contribui para a nossa formação de leitura de textos literários, assim como, proporciona diversas interpretações de um mesmo texto. Portanto, pode-se concluir que, inseridos no contexto do ensino superior estamos aprendendo em conjunto, com docentes e discentes, obtendo mais prazer na realização de leituras e nos constituindo, dessa forma, em leitores mais críticos e socializadores de experiências de leitura e interpretação.
Palavras-chave: Comunidade de leitores. Formação de leitores. Leitura de textos literários. Formação de professores.
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