LEITURA COMO PERFORMANCE
Palavras-chave:
Leitura, Performance, Metáfora.Resumo
Esta pesquisa propõe compreender como as metáforas de leitura, enunciadas pela crítica literária, leem os textos literários e os leitores, que sujeitos constituem e que historicidades possuem. Para isso, este estudo apresenta uma leitura da metáfora “performance”, enunciada na discursividade da crítica “Augusto de Campos”, de Ricardo Domenck – publicada na revista eletrônica Modo de Usar & Co em 14 de janeiro de 2009. Nosso estudo teórico e analítico tem como norte a teoria da Análise de Discurso (AD). A pesquisa é orientada pela análise de Sequências Discursivas de Referência (SDR), selecionadas no corpus de pesquisa, observando regularidades e dispersões dos segmentos discursivos. Nosso estudo objetiva analisar a metáfora de leitura “performance”, investigar as condições de seu aparecimento, compreender a historicidade que a sustenta e compreender a discursividade da crítica colocada em cena pela metáfora de leitura. A partir dos estudos de Michel Pêcheux (2009), compreendemos a metáfora como um processo sócio-histórico que serve como fundamento da apresentação de objetos para sujeitos. Lemos a metáfora “performance” como uma imagem da leitura, também, como uma forma sócio-histórica que constitui sentidos sobre o que ler significa. Nosso foco é traçar a historicidade dos sentidos constituídos nessa metáfora para compreender o que é “ler com performance”. Para isso, reconstruímos as condições de aparecimento dessa metáfora, na sua relação com o sócio-histórico e os “já ditos”, e na sua relação com a memória discursiva. A partir de Pêcheux (2009-2010), compreendemos que a metáfora se constitui por um deslizamento de sentidos, pelo efeito metafórico, entre uma formação discursiva e outra. Isso nos faz refletir sobre o modo como os sentidos são pensados em relação à estruturação do texto de crítica literária e como esses sentidos já são historicamente determinados. Compreendemos que as metáforas de leitura são memórias da relação que se estabelece entre o texto crítico, a obra literária e seu leitor.Downloads
Publicado
14-02-2018
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa
Licença
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