EXERCITANDO A INTERDISCIPLINARIDADE: TRABALHANDO CONHECIMENTOS ESTATÍSTICOS PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Carine Marcon Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim
  • Camila Ana Patrícia Carline Engel Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.
  • André Gustavo Schaeffer Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino, Geografia, Sociologia, Estatística

Resumo

Partindo de experiências da trajetória escolar e acadêmica houve a necessidade de dar sentido às questões referentes à Estatística na Educação Básica, pensando na interdisciplinaridade como bússola para o ensino de Geografia e Sociologia. Através da disciplina de Estatística Básica, fomos desafiadas, enquanto professoras em formação, a pensar e articular uma aula de cunho interdisciplinar, que englobasse conteúdos e análises estatísticas. As pesquisas para a elaboração da aula partiram de estudos na área da educação que apontam a importância em se trabalhar a Estatística no ensino fundamental e médio, reiterando a importância da leitura e interpretação de gráficos e tabelas, enquanto gêneros textuais. Tal conhecimento possibilita a interpretação e manuseio de dados através de tabelas e gráficos, atribuindo um novo significado à quantificação e leitura de informações, contribuindo com a formação do educando. Mais do que atribuir sua importância no levantamento e inferência de dados, tal articulação de conteúdos e análises interfere nos processos cognitivos de estabelecimento de relações em geral, mas, principalmente entre dados e informações. Pensar conteúdos e propostas de cunho interdisciplinar promove a troca de saberes entre educadores e educandos, afinal, por falta de domínio de conteúdo e insegurança, muitos profissionais da educação deixam de trabalhar tabelas e gráficos em seus conteúdos programáticos, deixando uma lacuna no processo de aprendizado desses alunos, que quando confrontados com uma situação analítica ficam incapazes de criar e realizar inferências necessárias, ou quando trabalham não atentam para a importância da interpretação dos dados apresentados nos gráficos e tabelas. Cabe ressaltar que, isso não significa que o professor não esteja dando a devida importância, mas, o fato de não ter sido preparado para lidar com esse tipo de situação acaba impedindo o sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, articulamos uma aula com uma proposta interdisciplinar de leitura e interpretação de gráficos e tabelas, envolvendo conteúdos de Sociologia e Geografia, com atividade prática de elaboração, aplicação e manuseio de dados de pesquisa quantitativa para turmas de Ensino Médio. A proposta principal da aula consistiu em demonstrar de forma teórica e prática, a importância da leitura e interpretação de gráficos e tabelas, para o crescimento escolar dos sujeitos, no exercício de articular conteúdos de Geografia e Sociologia com conhecimentos Estatísticos. A organização teórica metodológica da atividade promoveu o exercício de arranjo de conteúdos, propostas didáticas e reflexões acerca de conhecimentos de Geografia, Sociologia e Estatística Básica, além de propiciar um exercício de formação docente, além de práticas de ensino através da interdisciplinaridade.

 

Biografia do Autor

  • Carine Marcon, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim
    Discente do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura. Bolsista do Grupo PET – Conexões de Saberes, Práxis-Licenciaturas da UFFS/Erechim. Bolsista FNDE.
  • Camila Ana Patrícia Carline Engel, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.
    Discente do Curso de Geografia – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim
  • André Gustavo Schaeffer, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim
    Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha, atualmente, com pesquisas sobre: 1) educação científica e tecnológica por meio da programação de computadores (Alice, Scratch) e da robótica educativa (Arduino); 2) desdobramentos do ensino da programação de computadores e da robótica educativa no aprendizado de ciências e matemática; 3) aplicação de tecnologias em educação; 4) inclusão digital em software livre; 5) desenvolvimento de objetos de aprendizagem em linguagem Java.

Referências

DUARTE, V. M. Textos multimodais e letramento. Habilidades na leitura de gráficos da folha de são Paulo Em um grupo de alunos do ensino médio. Faculdade de Letras da UFMG. Belo Horizonte, 2018.

OLIVEIRA, L. F; COSTA, R. C. R. Sociologia para jovens do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013.

SILVA, A. et al. Sociologia em movimento. 1 ed. São Paulo: Moderno, 2013.

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Publicado

05-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino