EDUCAÇÃO DO CAMPO: AVANÇOS, DESAFIOS E RETROCESSOS NA ESCOLA SEMENTES DO AMANHÃ

Autores

  • Márcia Rosa Soares Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul-Laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Pesquisa Científica

Resumo

Resumo

A presente pesquisa aborda a possibilidade de ampliar o conhecimento em relação à Educação do Campo. Enfocando como objetivo refletir e sistematizar a conquista da Escola Sementes do Amanhã a partir de sua proposta político-pedagógica, no contexto de luta do MST e de afirmação da concepção da Educação do Campo. A pesquisa apresenta-se como metodologia de natureza qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados serão - bibliográfico e documental. O trabalho abordará a contextualização do processo histórico do assentamento Celso Furtado, Quedas do Iguaçu/Pr, bem como da escola acima citada, elencando elementos do seu PPP que dialoguem com as Matrizes Formativas do MST e com a Educação do Campo. O que se pretende avaliar os processos que trouxeram resultados, onde ainda não houve avanços e quais as possibilidades de agregar novos conceitos que possam corroborar com a Educação do Campo na escola e para além dela.

 

Palavras-chave: Escola Sementes do Amanhã. Projeto Político Pedagógico. Educação do Campo

Biografia do Autor

  • Márcia Rosa Soares Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul-Laranjeiras do Sul

    Márcia Rosa Soares Pereira, casada, professora alfabetizadora do rede municipal de Quedas do Iguaçu, Pr. Aadêmica do curso interdisciplinar em Educação do Campo-Ciências Sociais e Humanas,

     

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Pesquisa