AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE MONITORIA “FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA PARA O ENSINO” NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DAS MONITORAS

Autores

  • Raffaella Pfeifer Duarte Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Martha Menin Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Gilson Luís Voloski Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Ronaldo Aurelio Gimenez Garcia Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza

Palavras-chave:

Formação Docente. Ensino-Aprendizagem. Monitoria.

Resumo

A monitoria é uma atividade que visa auxiliar na formação acadêmica mediante à construção dos processos de ensino-aprendizagem, contribuindo na formação profissional e possibilitando um maior contato do estudante monitor com a docência. O Projeto de Monitoria Formação Teórica e Prática para o Ensino iniciou em 2017.1 e está vinculado aos componentes curriculares de Fundamentos da Educação, Fundamentos da Crítica Social e Política Educacional e Legislação do Ensino no Brasil. As atividades pedagógicas que estão sendo desenvolvidas consistem no planejamento e preparação de material didático, acompanhamento das aulas, mediação e coordenação de apresentações de seminários e debates, realização de suportes extraclasse aos acadêmicos, na elaboração de trabalhos e esclarecimento de dúvidas, tendo em vista o pensamento crítico social frente aos temas educacionais e políticos. Para isso, as monitoras desenvolveram leituras, sistematizações, resenha de textos e livros, estudos individuais e em grupo, relacionados às bibliografias dos componentes curriculares. Os textos e livros debatidos foram referentes aos Educadores Brasileiros: Paulo Freire, Anísio Teixeira, Dermeval Saviani, Florestan Fernandes, José Carlos Libâneo e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. O estudo proporcionou uma visão das contribuições teóricas destes educadores, bem como dos limites e avanços do processo histórico da democratização do ensino no Brasil. Além disso, pode se compreender como a educação brasileira foi constituída por oscilações entre períodos de expansão da democratização da escola pública e períodos de recuo. As leituras e debates foram de grande relevância na formação acadêmica das monitoras, pois promoveram a construção da aprendizagem acerca do processo histórico da educação no Brasil e os impactos que cada momento proporcionou, além de contribuírem para a reflexão crítica e formação docente das mesmas. Desta forma, a oportunidade de envolver-se nas atividades da monitoria é de grande importância, visto que, proporciona ao acadêmico monitor um contato com a docência e uma relação pedagógica com os acadêmicos.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino