HAITIANOS NO OESTE CATARINENSE: AS INTERAÇÕES SOCIAIS ENTRE IMIGRANTES E BRASILEIROS E SUAS REPRESENTAÇÕES NOS MEIOS MIDIÁTICOS DA REGIÃO

Autores

  • Taíse Staudt Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Palavras-chave:

Haitianos. Integrações. Representações midiáticas. Branquitude. Negritude.

Resumo

Essa investigação faz parte das atividades do projeto de pesquisa “Negritude e Branquitude: uma análise da integração haitiana no oeste de Santa Catarina” financiado pela FAPESC, que está em andamento e é vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. Objetiva-se com essa comunicação apresentar uma reflexão inicial sobre as interações sociais envolvendo imigrantes haitianos e brasileiros na região oeste catarinense a partir do ano de 2011, por meio da análise das representações sobre os imigrantes nas mídias online da região. Como método de pesquisa, realizou-se o levantamento de reportagens e matérias em diversos meios de comunicação do oeste catarinense disponibilizadas online e o mapeamento de comentários da população a partir das redes sociais. O objetivo do levantamento é identificar as representações elaboradas e em disputa sobre a presença haitiana na região oeste catarinense. Por meio dos referenciais teóricos utilizados na pesquisa, que colocam em questão as relações de poder entre grupos (Elias e Scotson, 2000) e observações participantes em espaços de interação entre brasileiros e haitianos, observou-se que o posicionamento, aceitação, resistência em relação à presença haitiana está condicionada a interesses diversos (empresários, trabalhadores, representantes políticos locais). Por meio desse levantamento pôde-se concluir que há presente nas mídias a preocupação com a integração dos imigrantes, no entanto, no material analisado há predominância de representações negativas mediadas por concepções xenófobas e racistas nos discursos. As constatações obtidas possibilitam perceber como as noções de branquitude e negritude implantadas culturalmente influenciam na maneira em que são constituídas as representações sobre os imigrantes, e a maneira que suas ações e interações sociais são narradas nos meios midiáticos online da região.

Referências

ANDREOLA, Neuri José. Os Brasileiros e os Estrangeiros: as relações de sociabilidade entre o grupo de brancos e o grupo de negros "em um bairro de Chapecó". 2015. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó Sc, 2015.

BORDIGNON, Sandra de Avila Farias. Inserção dos Imigrantes Haitianos nos contextos educativos escolares e não escolares no oeste catarinense. 2016. 230 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Comunitária da Região de Chapecó Unochapeco, Chapecó, 2016.

CORREIA, João Carlos. Teoria e Crítica do discurso noticioso: Notas sobre o jornalismo e representações sociais. Covilhã: Labcom, 2009.

DEBIASI, Carol. Vereadores têm opiniões distintas sobre a vinda de haitianos a Xanxerê. In: Tudo Sobre Xanxerê > Notícias > Vereadores têm opiniões distintas sobre a vinda de haitianos a Xanxerê. Disponível em: <http://tudosobrexanxere.com.br/index.php/desc_noticias/vereadores_tem_opini es_distintas_sobre_a_vinda_de_haitianos_a_xanxere>. Acesso em: 04 jun 2017.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L.. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

VI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE POPULAÇÃO, 6., 2014, Lima- Peru. O Haiti é Aqui: Análise das informações preliminares sobre os imigrantes haitianos em Santa Catarina – Brasil. Lima – Peru, 2014. 28 p.

Downloads

Publicado

14-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa