Formação de Docentes e o Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais
Palavras-chave:
Professores, Práticas Pedagógicas, Sala de aula.Resumo
Resumo: Esta pesquisa pretende uma reflexão sobre o estudo da Formação de Docentes e o Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais. No processo de formação do professor, é necessário investir na pessoa do docente e na valorização da experiência pedagógica, com o intuito de que esses mesmos professores desenvolvam competências para contextulizar e reelaborar os conhecimentos que ensinam. Espera-se, nessa pesquisa, apontar aspectos da Formação Docente e analisar o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com o aporte teórico de Antunes (2003), Gatti (2014), Geraldi (2006), dentre outros, oferecendo elementos para que os docentes reflitam sobre suas práticas. A metodologia também constituiu-se de pesquisa de campo por meio de questionários, elaborados com 10 questões descritivas, as quais abrangeram temas da formação inicial e continuada dos professores e o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais. Para melhor analisar as principais respostas dos professores, foram construídos quadros e gráficos estatísticos. Colaboraram com a pesquisa 15 professores ativos em sala de aula. Junto com o questionário, foi entregue um Termo de Consentimento Livre e Informado, que deveria ser assinado pelo professor que aceitasse participar da pesquisa. Os questionários foram entregues em escolas dos municípios de Erechim, Gaurama, Marcelino Ramos e Rio Pardo, todos do Estado do Rio Grande do Sul, no período de março a junho de 2017. Com os dados gerados, pode-se observar as dificuldades encontradas na formação docente para a prática diária da sala de aula, necessitando, assim, um empenho maior nas atividades pedagógicas diárias, as quais poderiam ser pensadas e reinventadas conforme cada situação. Com base nos resultados, busca-se analisar a formação dos professores para que, se sintam mais preparados para incentivar a aprendizagem de maneira significativa aos alunos.
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