ESTADO NUTRICIONAL E RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES ATENDIDOS POR EXTENSIONISTAS EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO

Autores

  • Andressa Damin Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Alane Marilia Gracia Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza – PR – Brasil.
  • Alini Speck Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza – PR – Brasil.
  • Franciele Aparecida Oliveira Câmara Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza – PR – Brasil.
  • Viviane Neusa Scheid Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza – PR – Brasil.
  • Késia Zanuzo Nutricionista Responsável Técnica da Clínica-Escola de Nutrição da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza - PR.
  • Marcia Fernandes Nishiyama Coordenadora e Docente do Curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza – PR.
  • Eloá Angélica Koehnlein Docente do Curso de Nutrição da Universidade Federal fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza – PR.

Palavras-chave:

Índice de massa corporal. Circunferência da Cintura. Atendimento nutricional. Excesso de peso.

Resumo

A obesidade é definida como um excesso de gordura corporal, ocasionado pelo desequilíbrio entre o consumo alimentar e gasto energético. Nos últimos anos a obesidade vem sendo estudada, pois tornou-se um dos problemas nutricionais de maior proeminência entre a população. O diagnóstico da obesidade pode ser realizado com base no Índice de Massa Corporal (IMC) e na circunferência da Cintura (CC), que são indicadores que possibilitam a utilização de medidas simples, baratas e de fácil interpretação. Atualmente, sabe-se que a localização abdominal do acúmulo de gordura indica possíveis distúrbios metabólicos e cardiovasculares. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar o estado nutricional e o risco de doenças cardiovasculares de indivíduos atendidos por acadêmicas de um projeto de extensão intitulado "Atenção Nutricional aos indivíduos e grupos atendidos na clínica-escola de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Os dados de peso, estatura e circunferência da cintura foram coletados das anamneses de atendimento nutricional de adultos realizados entre o meses de maio e julho de 2017. A partir das medidas de peso e estatura calculou-se o IMC que foi avaliado de acordo com os critérios de classificação da Organização Mundial da Saúde (1997). A medida da circunferência da cintura foi mensurada utilizando fita métrica inelástica, obtida durante a expiração normal dos pacientes, sendo circundada a menor circunferência horizontal localizada abaixo das costelas e acima da cicatriz umbilical e foi avaliada por meio dos critérios de classificação da Organização Mundial da Saúde (1997). Foram avaliados 22 pacientes com idade média de 34 anos. Deste total 81,81% eram do sexo feminino e 18,18% eram do sexo masculino. Em relação ao estado nutricional 22,72% foram classificados eutróficos, 31,81% com sobrepeso, 13,63% com obesidade grau I, 22,72% com obesidade Grau II e 9,09% com obesidade Grau III. Já em relação a circunferência da cintura 27,27% foram classificados sem risco de doenças cardiovasculares, 31,81% com risco alto e 40,90% com risco muito alto. Notou-se um elevado percentual de pacientes com excesso de peso e risco de doenças associadas atendidos pelas extensionistas. Desta maneira, evidencia-se a importância de intervenções do profissional nutricionista, focando na manutenção de um peso saudável, para assim, melhorar o estado nutricional dos mesmos e como consequência diminuir os riscos de doenças crônicas e complicações metabólicas.

Biografia do Autor

  • Andressa Damin, Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Realeza
    Acadêmica da 8º fase do Curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Bolsista de Extensão; andressa_damim@hotmail.com

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Extensão e Cultura