O PAPEL DO PEDAGOGO E OS FATOS SOCIAIS PATOLÓGICOS: O SUICÍDIO E O CONTEXTO ESCOLAR EM UM DIÁLOGO COM DURKHEIM
Palavras-chave:
Bullying, Depressão infantil, Papel do pedagogo, Suicídio.Resumo
O ambiente escolar é um local de aprendizagem, troca de saberes, brincadeiras e inúmeras experiências para educadores e educandos; porém muitas vezes esse ambiente, que deveria ser acolhedor e proporcionar às crianças atividades saudáveis e positivas, tem se tornado um lugar gerador de traumas, medos e inúmeros conflitos. O bullying e os diversos tipos de violência (verbal, física, psicológica, entre outros) estão cada vez mais presentes no âmbito da escola, dessa forma nossas crianças e adolescentes estão sofrendo grandemente e os altos índices de depressão na infância e adolescência confirmam isto; essas doenças têm os levados a cometer suicídio. Mas qual o olhar da pedagogia enquanto ciência para estes casos? E por que parece que estão sendo negligenciado tão grandes números de suicídio, inclusive na infância? Neste presente artigo buscamos estudar o bullying, as violências na escola, a depressão infantil, o suicídio e o papel do pedagogo a partir de leituras feitas em artigos, livros, matérias em jornais e textos que tratavam sobre estes assuntos. Com isso, concluímos que há uma necessidade muito grande em dialogarmos com nossos alunos sobre bullying, violência e suicídio; pois muitos podem estar sofrendo e muitas vezes não conseguem pedir ajuda, e muito além do diálogo, que tem sua importância, necessitamos desenvolver essa visão pedagógica, conseguir observar aquele aluno mais calado e também quem é mais agressivo. Cada sinal dado pelas crianças deva ser percebido, pois muitas vezes um comportamento pode ser um pedido de socorro. Somente assim estaremos proporcionando uma educação integral e humanizadora.Referências
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