A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
Escola, Inclusão, Projetos Políticos Pedagógicos.Resumo
Ao elaborar qualquer tipo de projeto educacional há a necessidade de pensar e respeitar toda a diversidade presente no contexto de construção deste. Nesse viés, este trabalho pretende discorrer sobre a elaboração e construção de Projetos Políticos Pedagógicos que levem em consideração o respeito a diversidade e que sejam pensados na perspectiva da Educação Inclusiva. Justifica-se pela percepção de que nos últimos anos muito se tem discutido sobre a exigência de um sistema educacional mais inclusivo, como estratégia política, cultural, social e pedagógica, em favor do direito de todos à educação de qualidade. Nesse sentido o estudo tem como objetivo analisar e refletir sobre como os Projetos Políticos Pedagógicos abordam as questões referentes à inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais, problematizando se esses projetos comtemplam às leis de inclusão vigentes e se estão de acordo com os planos municipais e estaduais de educação. Para tanto foi realizada uma pesquisa documental analisando 08 (oito) Projetos Políticos Pedagógicos de escolas situadas no munícipio de Erechim/RS, sendo 04 (quatro) de escolas estaduais e 04 (quatro) de escolas municipais. Foram observados se havia evidência a alguns itens comuns em todos os documentos, como: disponibilidade de sala de recursos e ou/AEE, como é realizado o atendimento dos alunos, disponibilidade de material didático e pedagógico, infraestrutura física adequada para receber esses alunos, professor com formação especifica para atuar com os alunos portadores de necessidade educativas especiais, a formulação de projetos/planejamentos voltados a educação inclusiva nas escolas e quanto aos objetivos da educação inclusiva presentes nos documentos. A partir da análise documental foi possível concluir, ainda que hipoteticamente, que existem avanços significativos no sentido do cumprimento das leis vigentes. No entanto, há a necessidade de mudanças no sentido de se construírem Projetos Político Pedagógicos na perspectiva da inclusão sócio afetiva e emocional. Como se sabe, a escola inclusiva pressupõe muito mais que, simplesmente, matricular o aluno. Exige a reflexão e a discussão crítica da sociedade, em relação à educação, no intuito de encontrar possibilidades de intervenção e na criação de espaços onde o respeito não seja resultado de uma norma, mas de uma construção coletiva de um ambiente plural, democrático e solidário.
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