O USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DELÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Carline Limana Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Música. Ensino de Língua. Espanhol. Ferramenta

Resumo

Esse trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar as várias formas de aprendizado da língua espanhola, nas quais a música nos auxilia, seja na formação de uma opinião seja na aquisição de saberes acerca de determinado assunto, como também no que tange à questão gramatical, que é uma parte muito significativa a ser considerada quando o que se pretende é ter um domínio linguístico mais abrangente. Ao ouvir uma música, o aluno, além de ampliar seu vocabulário, também passa a conhecer expressões usuais  naquela cultura, a entender melhor a questão dos sons (pronúncia) nela. Acredita-se que uma das formas mais eficazes de utilizar essa ferramenta no ensino de língua estrangeira seja através, não somente da reflexão a partir da letra, como também da análise de cada partícula do discurso que ela carrega e dos fatores gramaticais por trás dela. Essa tem sido a visão dos autores do presente trabalho no que concerne ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) mediado por músicas no âmbito do Clube de Línguas da UFFS, campus Cerro LargoRS. É a partir das experiências docentes vivenciadas no referido projeto de extensão que este trabalho se consolida metodologicamente. Com isso, o ensino de ELE mediado pela música e abarcando as diferentes dimensões da língua (fonológica, social, gramatical, cultural, etc.), tem como pretensão a aprendizagem, mas de uma forma lúdica, que fuja da ideia que sempre se teve do ensino a partir da fixação de regras e que chame a atenção do aluno para aquilo que se está ensinando. Levandose em consideração esses aspectos, é possível perceber que, assim como no caso de qualquer material utilizado durante o processo de ensino e de aprendizagem, é importante, em primeiro lugar, que o professor conheça seu público (seus alunos) para que este traga ferramentas que, além de auxiliar na abordagem do conteúdo proposto, tenha algum tipo de relação com a realidade desses alunos, para que estes se sintam se sintam parte do contexto de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Carline Limana, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Downloads

Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura