Estratégias de leitura de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química

Autores

  • Jonatan Josias Zismann Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Judite Scherer Wenzel Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

Palavras-chave:

divulgação científica, formação de leitores, leitura interativa

Resumo

O uso de metodologias inovadoras no ensino de Ciências e Química cada vez mais vem recebendo atenção dos pesquisadores da área. Dentre as práticas tem sido destacada a inserção da leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) como modo de qualificar o processo de aprendizagem. O TDC se constitui como forma de texto expositivo e argumentativo mais elaborado, esse tipo de texto pode ser proveniente de pesquisas ou mesmo revisões bibliográficas e, em sua maioria, apresentam uma forma de escrita mais simples e compreensível, sendo acessível para as pessoas que não tem um conhecimento aprofundado na área. Tais características têm sido apontadas como facilitadoras para o seu uso em sala de aula. Em especial no ensino de Química, a prática da leitura que tem predominado consiste numa forma muito mecânica, que simplesmente usa a leitura como um instrumento de informações sem haver um diálogo ou mesmo, a construção de argumentação sobre o texto em questão. Ainda, a maioria dos textos relacionados à química traz em sua constituição o uso de uma variedade de termos científicos o que torna a leitura cansativa ou mesmo desmotivadora. Isso é reforçado quando a prática da leitura é realizada sem o acompanhamento do professor. Tendo em vista essas problemáticas, buscou-se ampliar os espaços de leitura na formação inicial de professores de química pela criação de um grupo de estudos cujo foco é a leitura de TDC por meio de diferentes metodologias. Em todo o processo os integrantes do grupo atuam como mediadores de praticas e metodologias que possibilitam a discussão dos textos. A prática tem possibilitado a vivência de diferentes metodologias de leitura, desde a elaboração de perguntas, a seleção de imagens, o recorte de frases e/ou palavras. Tais propostas visam qualificar o diálogo e possibilitar ao grupo relembrar o texto que já foi lido trazendo contextualizações e indicações metodológicas ao ensino de química. Todos os encontros estão sendo gravados em áudio e posteriormente degravado a fim de possibilitar a visualização e o potencial de evolução do licenciando como leitor e, ainda avaliar a eficácia da metodologia de leitura escolhida. Por fim, reforça-se que a escolha de leitura com esse gênero discursivo está ancorada nas suas características que contemplam tanto aspectos da linguagem cotidiana como científica. Acredita-se que tal uso, na formação inicial de professores, poderá influenciar na posterior prática pedagógica do professor tendo em vista a compreensão da leitura não como um simples instrumento, mas como constitutiva do processo de ensinar e aprender. O acompanhamento sistemático dos encontros tem retratado resultados positivos, pois foi possível perceber uma melhora significativa na compreensão do modo de leitura interativa por meio da participação efetiva dos licenciandos.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino