REFLEXÕES E DESAFIOS SOBRE O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Gabriela Hoffmann Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Tania Berlanda Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Flávia Burdzinski de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Jerônimo Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Palavras-chave:

Educação Infantil, Gestão escolar, Coordenador pedagógico

Resumo

Com base em um trabalho acadêmico elaborado nos componentes curriculares Ação pedagógica na educação infantil II e Gestão e organização da educação, desenvolvidos na 5ª fase do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFFS- Erechim) consolidou-se a presente pesquisa. O objetivo dessa pesquisa foi refletir sobre o papel do coordenador pedagógico na educação infantil. Considerando que a coordenação pedagógica, compõe a gestão escolar, buscou-se por meio de uma entrevista, reconhecer como se concretiza a atuação de uma coordenadora pedagógica, pois seu papel é fundamental para organizar o trabalho pedagógico da escola, orientando o currículo e exercendo a formação continuada dos professores. A entrevista continha nove questões e foi realizada com a coordenadora pedagógica de uma escola municipal, em um município da região do Alto Uruguai. As respostas foram analisadas critica e teóricamente no desenvolvimento do trabalho, tendo como base os aportes teóricos nos estudos de Hoffmann (2012); Libâneo, Oliveira & Toschi (2003); Macedo (2010); e Veiga (2003). Complementando as ideias desses autores também, utilizou-se das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), documento que normatiza o currículo e da orientações sobre a prática pedagógica. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que exercer a função de coordenador escolar requer conhecimento específico sobre a função e suporte pedagógico para provocar as mudanças e refletir sobre a Pedagogia Tradicional que ainda está instaurada nas escolas infantis. Por meio da entrevista percebeu-se que há bastante resistência dos docentes em aceitar o novo, em mudar suas práticas, pelo fato de ter que se desacomodar, principalmente em efetivar um currículo que coloque a criança no centro do planejamento educativo, por isso, o coordenador precisa fazer uso de bons argumentos, dos documentos legais, de formações e reflexões constantes para colaborar com a mudança da escola. Tendo em vista que o trabalho da coordenadora é fracionado entre as escolas da rede municipal, isso representa uma dificuldade para obter um melhor resultado em seu trabalho. Conclui-se que, o trabalho exercido pela coordenadora pedagógica nessa escola, está dentro da função prevista para esse cargo, ou seja, propõe desafios novos e auxilia o trabalho dos docentes, em busca de uma melhor qualidade para o ensino.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa