TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Kátia Slodkowski Clerici Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Franciely Roberta Polanczyk Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollenbach
  • Márcio do Carmo Pinheiro Universidade Federal da Fronteira Sul - Campi s Cerro Largo

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Experimentação. PETCiências.

Resumo

Os processos de transformação de energia estão presentes em vários
fenômenos da natureza. Todo o movimento realizado requer transformação de
energia, seja ao arremessar uma bola, no deslocamento de um carro ou mesmo na
geração de energia elétrica em usinas. A energia está presente em tudo que nos
cerca. Por sua ampla presença na realidade local e global, torna-se justificado a
discussão deste tema em aulas de Ciências. Com isso em mente, abordamos uma
aula prática experimental sobre Energia e suas Transformações, desenvolvida
juntamente com o nono ano do ensino fundamental de uma escola de ensino
fundamental no município de Cerro Largo-RS, com o objetivo de investigar os
diferentes tipos de energias e suas transformações. Em um primeiro momento da
aula, para contextualizar o experimento trabalhado, realizamos o estudo de um texto
sobre diferentes tipos de energias presentes na natureza, bem como suas
transformações. A partir do texto, indagamos os estudantes sobre o tema abordado
utilizando fenômenos da realidade dos estudantes, como as transformações de
energia presentes para ascender as lâmpadas da sala de aula. Após este momento
inicial, realizamos o procedimento experimental demostrativo denominado por “lata
adestrada”, o qual se constitui por uma lata com uma determinada massa e um
elástico interno que, quando em movimento, percorre uma determinada distância até
que toda sua energia cinética seja transformada em energia potencial elástica e
então retorna, realizando o processo inverso, lembrando que parte dessa energia é
dissipada em energia térmica. Sem conhecer os mecanismos internos à lata, mas
mediados por questões presentes em seus roteiros, os estudantes elaboraram
hipóteses sobre os tipos e transformações de energias envolvidas no sistema. As
hipóteses iniciais foram muito diferentes da real explicação do problema, incluindo
até efeitos de energia eletromagnética. Frente a esta questão, questionamos as hipóteses até serem refutadas e orientamos o diálogo para que hipóteses mais
coerentes fossem formadas. Ao final, alguns estudantes relacionaram a
transformação da energia cinética para energia potencial elástica. Deste modo, a
partir do diálogo e das hipóteses elaboradas, a explicação do procedimento
experimental foi construída. Ao ler os relatórios produzidos, entendemos que os
estudantes conseguiram compreender os conceitos trabalhados e relacioná-los com
outras situações-problema sobre transformação de energia, e também percebemos,
em sala de aula, a boa participação dos estudantes e a motivação para realizar as
atividades provenientes da atividade experimental. Por fim, podemos destacar que
essa atividade foi viável devido ao do Programa de Educação Tutorial, PET, que nos
proporcionou a oportunidade de estar em contato com a sala de aula, a fim de
contribuir para a melhoria do Ensino de Física e Ciências.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino