MONITORIA EM GENÉTICA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA, PROFISSIONAL E PESSOAL
Palavras-chave:
Monitoria, Genética, Ensino.Resumo
Os conteúdos de genética e biologia molecular são desafiadores e necessitam grande empenho e dedicação, fazendo com que a monitoria seja uma ferramenta de aprendizagem durante a graduação. A seleção dos estudantes monitores ocorreu a partir do pré-requisito de ter cursado e sido aprovado nos componentes curriculares que incluam conteúdos de genética e biologia molecular para os cursos da área de saúde (medicina e enfermagem) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Chapecó, e de classificação em uma prova de conhecimentos específicos. O objetivo desse trabalho, então, é relatar a experiência que a atividade de monitoria proporcionou para as monitoras e para os estudantes de medicina e enfermagem da UFFS campus Chapecó. As monitoras selecionadas elaboraram um plano de trabalho e iniciaram suas atividades nos componentes curriculares "Processos Biológicos II" para medicina e "Genética" para enfermagem. O atendimento aos alunos ocorreu em um dia fixo por semana e através de hora marcada, além de utilizar as mídias sociais para solucionar dúvidas dos estudantes conforme sua disponibilidade. Ademais, as monitoras auxiliaram na preparação de aulas práticas, na elaboração de materiais complementares, como exemplo a criação de um banco de questões sobre genética; e participaram de reuniões semanais com a orientadora. Foram realizados estudos dirigidos em conjunto com os estudantes, e revisões de todo conteúdo previamente às avaliações dos componentes curriculares em questão. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário eletrônico a respeito do aproveitamento nestes componentes curriculares, e a satisfação com a monitoria foi uma das questões. Também foi avaliado o desempenho dos alunos nos componentes curriculares relacionados nos últimos dois anos (2016 e 2017), para efeito de comparação, uma vez que a monitoria foi realizada apenas no último ano. A maioria dos estudantes (70%) concordou total ou parcialmente com a frase "a monitoria do componente curricular foi satisfatória e bem aproveitada”, e vários relatos positivos foram registrados na avaliação descritiva. Embora não houve melhora estatisticamente significativa nas médias finais das turmas de 2016 e 2017 em tais componentes curriculares, houve diminuição dos índices de reprovação: de 3% para zero nas turmas de medicina, e de 17,6% para 12,9% nas turmas de enfermagem. Vários estudantes referiram que a monitoria foi muito útil para seu aprendizado, e quem não participou da monitoria relatou que gostaria de ter aproveitado melhor. Por outro lado, percebe-se que as atividades relativas à monitoria precisam ser melhor divulgadas entre os estudantes. As atividades desenvolvidas na monitoria serviram como instrumento para a aprendizagem nos cursos de graduação em medicina e enfermagem, visto que o reforço no ensino proporcionou não só a elucidação de dúvidas, como o aprofundamento de conteúdos estudados, despertando maior interesse pelos componentes curriculares envolvidos. Além disso, a flexibilidade das relações entre os alunos e monitores facilitou a transmissão do conhecimento, bem como a partilha de experiências de graduando para graduando. Por fim, conclui-se que a monitoria constitui uma atividade e recurso importante de aprendizagem, e que ainda tem muitos desafios para se consolidar.Downloads
Publicado
22-06-2018
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.