PIBID COMO FERRAMENTA NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
EnsinoResumo
O presente relato tem por objetivo apresentar uma prática realizada no Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II, realizado na 7ª fase do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol da UFFS - Campus Realeza. Realizada no Colégio Estadual Doze de Novembro Ensino Médio e Profissional em Realeza-pr com duração de 4 horas aulas. A partir de ideias desenvolvidas juntamente com o professor-orientador Saulo Gomes Thimóteo, desenvolvemos uma proposta didática com o gênero conto para se trabalhar com o ensino médio. Por se tratar do gênero conto, a primeira intenção foi verificar o que sabiam sobre a estrutura e quais foram suas experiências em sala e fora dela com a leitura de contos. Realizamos num primeiro momento a introdução do gênero, colocando no quadro o que os alunos sabiam sobre a estrutura através de seus conhecimentos prévios. Partindo da necessidade de se explorar textos literários em sala de aula,foi realizada a leitura oral e coletiva do conto de Clarice Lispector, Feliz Aniversário. A leitura e análise do conto ocorreu juntamente com os alunos onde foram relatando suas vivências e seus saberes. Durante a prática houveram momentos produtivos e diferentes assuntos relacionados com a família, visto que este era o tema principal do conto. Para a dinâmica foi escolhidos alguns contos de diferentes autores tais como Uma vela para Dario- Dalton Trevisan, Desforra- José Saramago, Passeio noturno- Rubem Fonseca,O menino que escrevia versos- Mia Couto e O primeiro beijo -Clarice Lispector. Para estimular as capacidades produtivas e de conhecimentos dos alunos sabendo que cada um processa e assimila de diferentes formas estes conhecimentos realizamos em duas etapas as produções. Os alunos foram divididos em grupo e leram os contos individualmente e debateram entre eles. Logo após escreveram numa folha para ser entregue onde deveria conter a estrutura e um breve resumo do conto. Para estimular a interação entre eles foi organizado a sala em meia lua para socialização dos contos. A segunda etapa foi coletiva onde cada grupo teve oito minutos para coletivizar suas interpretações, instigando os demais para realizarem a leitura do conto que ficou destinada para seu grupo. Os resultados foram obtidos através da participação ativamente dos alunos na prática, tornando o processo ainda mais prolífico e realizador.
Como participantes do PIBID ( Programa Institucional Bolsas de Iniciação a Docência ), podemos perceber como o projeto auxiliou em sala de aula , visto que para muitos acadêmicos o estágio II é o primeiro contato entre professor e aluno efetivamente onde une teoria e prática Para acadêmicos bolsistas a relação com os alunos acontece semanalmente nos encontros realizados nas escolas estaduais, onde contribui significativamente para o processo de ensino e para formação profissional e pessoal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.