PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO PIBID
Palavras-chave:
Ensino, Experiência, Reflexão.Resumo
O presente relato é uma descrição de atividade desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa em uma escola pública do estado do Paraná, a qual fez parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, no subprojeto de Letras. O PIBID é um projeto muito importante na formação inicial para a docência, pois com ele os graduandos aproximam-se da realidade escolar. A vivência e o contato escolar possibilitam várias ideias, iniciativas, planejamentos e reflexões, o que contribui para todo o processo de práxis docente, fazendo uma aproximação teórica do campo empírico. Dessa maneira, o projeto tem como intuito incentivar os bolsistas para uma formação docente crítica-reflexiva, com base nos diferentes contextos e conflitos que compõem o espaço escolar. Além da descrição dos objetivos e das etapas desenvolvidas, tecemos reflexões sobre o processo de produção e reescrita textual, bem como sobre o significado do desenvolvimento desse tipo de prática para a nossa formação inicial. Diante da perspectiva que nos faz pensar sobre as finalidade das práticas de ensino, o trabalho que desenvolvemos, o qual teve como foco a produção textual, foi pautado em uma abordagem pedagógica com texto que não fica restrita à sala de aula e a professor e aluno como únicos interlocutores. Assim, o nosso objetivo central era proporcionar uma atividade de escrita planejada, significativa para os alunos, na qual eles assumissem o seu projeto de dizer e direcionassem a produção a outros interlocutores que não só o professor.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino
Licença
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