RESÍDUOS SÓLIDOS: UM COMPARATIVO ENTRE AS LEIS E POLÍTICAS PÚBLICAS ESTABELECIDAS E A REALIDADE VIVENCIADA NO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO QUANTO AO SEU DESCARTE ADEQUADO.

Autores

  • André Luís Bonfada Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos. Políticas Públicas. Sustentabilidade

Resumo

O consumismo é um fator crescente observado a nível mundial, gerando a produção de uma infinidade de produtos, produtos estes que desde o seu processo de produção até o seu consumo e descarte de embalagens produzem resíduos sólidos, assim, ao passo que aumenta o consumismo e as necessidade impostas pelos seres humanos, aumenta também a produção de resíduos sólidos em suas mais diversas origens, gerando uma problema tanto ambiental como social. O presente artigo tem a finalidade de abordar o contexto histórico a nível nacional em termos de legislação e políticas públicas existentes em torno do descarte adequado dos resíduos sólidos e em seguida fazer um comparativo dos resultados encontrados com as práticas de descarte dos resíduos sólidos no município de Cerro Largo. A metodologia utilizada se caracteriza por estudo qualitativo e bibliográfico onde os dados foram obtidos através de fontes de dados de sítios oficias dos órgãos ligados a temática e também da prefeitura municipal de Cerro Largo. Os resultados encontrados mostram uma crescente preocupação da parte legislativa em termos de defesa do meio ambiente e da sociedade dos efeitos negativos dos resíduos sólidos, porém, no município de Cerro Largo as ações necessárias para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, não foram implementadas até o momento, não existe coleta seletiva, nem reciclagem e não há ação afirmativa por parte do poder público municipal no trato do lixo produzido no município. Constatou-se que a produção de resíduos vem crescendo no município de Cerro Largo, neste sentido torna-se importante o planejamento para buscar solucionar ou minimizar os problemas decorrentes da produção e geração de resíduos. De forma geral pode-se constatar que Cerro Largo desperdiça muitos recursos empregando a disposição em aterro como solução para seus resíduos, tendo em vista que existem tecnologias viáveis para que de alguma forma os rejeitos sejam reciclados ou reaproveitados, desperdiçando assim um grande potencial econômico, social e ambiental. É importante que o município promova a elaboração e execução de estudos, planejamento e sugestão de políticas públicas que busquem melhorar a disposição dos resíduos, sua redução, seu reaproveitamento e a sua reciclagem, os quais são fatores de aumento de bem-estar para as pessoas envolvidas e a sociedade como um todo.

Biografia do Autor

  • André Luís Bonfada, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
    Pós Graduado em Sustentabilidade e Políticas Públicas. Discente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Referências

BRASIL. Lei nº. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília: 02 de setembro de 1981.

______. Resolução CONAMA nº 01, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental. Diário Oficial da União, Brasília: 17 de fevereiro de 1986.

______. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm>. Acesso em: 03 de Janeiro de 2017.

______. Resolução CONAMA nº 05, de 05 de agosto de 1993. Dispõe sobre o gerenciamento de resíduos sólidos gerados nos portos, aeroportos, terminais ferroviários e rodoviários e estabelecimentos prestadores de serviços de saúde. Diário Oficial da União, Brasília: 31 de agosto de 1993.

______. Resolução CONAMA nº 308, de 21 de março de 2002. Dispõe Licenciamento Ambiental de sistemas de disposição final dos resíduos sólidos urbanos gerados em municípios de pequeno porte. Diário Oficial da União, Brasília: 29 de julho de 2002.

______. Lei nº. 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004 -2006/2005/Lei/L11145.htm>. Acesso em: 03 de Janeiro de 2017.

______. Resolução CONAMA nº 404 de 11 de novembro de 2008. Estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos. Diário Oficial da União, Brasília: 12 de dezembro 2008.

______. Lei nº. 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 04 de Janeiro de 2017.

_______. Ministério da Saúde. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tab-cgi.exe?siab/cnv/SIABFrs.def>. Acesso em: 10 de Janeiro de 2017.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Perfil socioeconômico do COREDE Missões. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/perfilsocioeconomico-/coredes/detalhe/?corede=Miss%F5es>. Acesso em 25 de Janeiro de 2017.

MACIEL, Camila. Produção de lixo no país cresce 29% em 11 anos, mostra pesquisa. Agência Brasil. São Paulo, 2015. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-07/producao-de-lixo-no-pais-cresce-29-em-11-anos-mostra-pesquisa-da-abrelpe>. Acesso em 04 de Janeiro 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO LARGO. Dados Gerais.

Disponível em: <http://cerrolargo.rs.gov.br/portal/dados-gerais>. Acesso em 02 de Fevereiro de 2017.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa