ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: REORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Gestão escolar. Estágio. Reorganização. Espaços pedagógicos.Resumo
O presente resumo aborda o processo de Estágio Curricular Supervisionado, curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, sob a orientação do professor Jerônimo Sartori. O referido estágio foi realizado em dupla em uma escola privada da cidade de Erechim, considerando a demanda da diretora e da coordenadora da instituição, bem como as observações realizadas na escola de Educação Infantil. A primeira etapa do estágio constituiu-se das observações realizadas na escola para levantamento da demanda para organização do projeto de estágio. Tendo em vista que na Educação Infantil a aprendizagem ocorre por meio das brincadeiras, notou-se na escola a necessidade de reorganização de espaços, o que gerou o tema do projeto de estágio: “reorganização de espaços pedagógicos na educação infantil”, dada a importância dos mesmos para que as crianças possam brincar e interagir, desenvolvendo sua imaginação e criatividade. O principal objetivo do projeto foi replanejar e recriar um espaço onde possam ocorrer brincadeiras que sejam desenvolvidos de forma natural e prazerosa. Ao possibilitar estes espaços para as crianças, estamos contribuindo para seu desenvolvimento cognitivo e social, permitindo situações de aprendizagens que colaboram para o desenvolvimento de diferentes formas de linguagens. O projeto visava envolver toda a comunidade escolar, tendo em vista que a reorganização de espaços ocorreu junto com as crianças e os professores do Maternal II e das Fases I e II da escola. Já os cantos temáticos e a construção de um painel sonoro, realizou-se com a participação dos pais que colaboraram na doação dos materiais para a confecção dos mesmos. Ao concluir o estágio em Gestão Escolar fica a reflexão da importância que nós como futuros pedagogos temos com a gestão administrativa e pedagógica da escola. Fica no horizonte a importância da formação continuada, visto que com o mundo globalizado as coisas mudam rápido demais, os profissionais precisam estar em constante atualização para não repetirem práticas inadequadas e ultrapassadas.
Palavras chave: Gestão escolar. Estágio. Reorganização. Espaços pedagógicos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.