ESTUDO PRELIMINAR SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO DE ECOLOGIA NO BRASIL
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Estratégias didáticas. Formação de Professores. Ensino de Biologia.Resumo
O ensino de Ecologia deve estar constantemente atualizado e merece maior enfoque, promovendo mudanças pedagógicas e que possam auxiliar na transformação de uma prática que possibilite envolver todos os níveis de ensino. Este trabalho expõe uma pesquisa de caráter documental que investiga concepções e práticas de ensino utilizadas no ensino de Ecologia do Brasil. O objeto de estudo foram os resumos publicados nos Congressos de Ecologia do Brasil (CEB), sendo que o mesmo não possui uma seção específica de ensino e/ou educação, tornando-se necessária uma leitura criteriosa de todos os resumos publicados que se inserissem no tema. Os anos que participam da análise estão compreendidos entre 2003 e 2015, sendo que desde 1992, ano em que houve o primeiro congresso até o ano de 2001, não haviam publicações eletrônicas disponíveis no site da Sociedade de Ecologia do Brasil (SEB) para análise, ao todo foram coletados 10.065 resumos e analisados 31 que tratavam especificamente de Ensino de Ecologia. Optou-se por analisar os trabalhos tendo como referência as concepções de ensino como base nos tipos: técnica, prática e crítica, que descrevem como sendo a de caráter técnico aquela que resulta em um conhecimento do tipo instrumental, formando explicações científicas a concepção prática aquela que gera um conhecimento de natureza interpretativa, ou seja, que é capaz de informar, e também orientar o juízo prático e a concepção da crítica que mediada por processos reflexivos, permite a comunicação juntamente com a ação social. Após a análise foram identificadas as concepções que apontam para a predominância da concepção técnica (42% dos trabalhos), seguida de empate percentual para as concepções críticas e práticas (29% de trabalhos em cada uma). Destaca-se também na análise a existência de uma preocupação em diversificar as abordagens metodológicas e os enfoques dos trabalhos em relação ao ensino de Ecologia, como: jogos didáticos, livros didáticos, educação ambiental, conceitos de Ecologia, também havendo destaque para o tema Meio Ambiente. O Ensino de Ecologia é pouco estudado e não apresenta uma seção de ensino particular nos CEB, não recebendo um lugar de destaque que possa exercer interesse específico pela área. Novos estudos são necessários, tomando como espaço-tempo de pesquisa eventos e publicações de ensino de Ciências e Biologia, porém já é possível afirmar que pesquisadores de área específica e de ensino devem apresentar instigações mais aprofundadas do tema, dada sua importância na formação de novos professores e na prática educativa das escolas, bem como em relação à importância do tema no Brasil e no mundo, uma vez que o meio ambiente e suas relações fazem parte do nosso dia a dia. Assim, tanto futuros profissionais como os que já apresentam longa carreira docente devem estar atualizados e serem capazes de abordar crítica e reflexivamente os conceitos de Ecologia possibilitando uma maior interação entre a área de ensino escolar e de pesquisa e uma melhor compreensão sobre como abordar o tema.
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