A REFLEXÃO FILOSÓFICA DIANTE DO SABER CIENTÍFICO

Autores

  • Adriana Solette Radin Universidade Fderal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Palavras-chave:

Filosofia. Educação. Metafísica. Ciência.

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta as considerações de do Valle em seu texto Por uma definição da filosofia da educação. A autora em sua busca, fala a respeito das atuais questões que vem a implicar com a filosofia da educação e, diante disso, destaca para uma pergunta bastante intrigante, que trata do saber ao certo, qual a posição na qual ainda atribuímos à filosofia da educação? A sua metodologia iniciará com a explicação ao fracasso da metafísica, onde a metafísica fora perdendo espaço para a biologia, melhor dizendo, para o saber científico. Devido a esse processo, a pedagogia consegue sua “emancipação”, onde até então, o professor de filosofia viria a ser visto como um salvador de todos os problemas, passa a não ser mais este guia. Valle retoma o contexto histórico cultural ao fazer essa análise pois, até a modernidade, a base educacional era em formato de um dogmatismo e que após modernidade, passou a declinar. A autonomia que filosofia possuía nesse ramo, foi sendo substituída pelo saber científico, que acabou conhecido como ciências da educação. A educação então, passa a obter várias definições ao invés de uma, e a filosofia tende a se esforçar para continuar sua visão sobre o todo, afinal, é de sua característica pensar nas condições de possibilidade. O texto em seu decorrer, mostra que a filosofia sempre buscou um princípio supremo que viria servir enquanto uma verdade suprema, e com a chegada do saber científico, passou-se a ter vários sentidos da vida. Ao mesmo tempo em que o homem era meio para se alcançar algo. O ser humano partir disso, começou a ser visto como algo que não pode servir como catalogação pois, é aberto a novas concepções. Diante dessa virada, em relação a educação, o homem passa a poder criar suas próprias determinações e isso implica em um lado bom onde terás liberdade para traçar seus princípios a serem alcançados, e o lado negativo no qual, não irá mais possuir um único sentido superior, como era até a modernidade. Passa agora, a ter vários sentidos. A autora descreve esse processo com um olhar positivo, onde a filosofia ainda, mesmo que distante, consiga ver o todo, e assim em meio a educação, possa ensinar de fato filosofia. Contudo, fica perceptível que o regime político tido como ideal, agora na contemporaneidade aumenta suas possibilidades de ações políticas. A educação passa a ser vista enquanto uma construção constante de uma geração para a outra, onde cada uma possui seu valor cultural e seus próprios sentidos.

Palavras-chave: Filosofia. Educação. Metafísica. Ciência.

Biografia do Autor

  • Adriana Solette Radin, Universidade Fderal da Fronteira Sul - Campus Erechim

    A REFLEXÃO FILOSÓFICA DIANTE DO SABER CIENTÍFICO

    Adriana Solette Radin1

    Categoria: Ensino

    Resumo: O presente trabalho apresenta as considerações de do Valle em seu texto Por uma definição da filosofia da educação. A autora em sua busca, fala a respeito das atuais questões que vem a implicar com a filosofia da educação e, diante disso, destaca para uma pergunta bastante intrigante, que trata do saber ao certo, qual a posição na qual ainda atribuímos à filosofia da educação? A sua metodologia iniciará com a explicação ao fracasso da metafísica, onde a metafísica fora perdendo espaço para a biologia, melhor dizendo, para o saber científico. Devido a esse processo, a pedagogia consegue sua “emancipação”, onde até então, o professor de filosofia viria a ser visto como um salvador de todos os problemas, passa a não ser mais este guia. Valle retoma o contexto histórico cultural ao fazer essa análise pois, até a modernidade, a base educacional era em formato de um dogmatismo e que após modernidade, passou a declinar. A autonomia que filosofia possuía nesse ramo, foi sendo substituída pelo saber científico, que acabou conhecido como ciências da educação. A educação então, passa a obter várias definições ao invés de uma, e a filosofia tende a se esforçar para continuar sua visão sobre o todo, afinal, é de sua característica pensar nas condições de possibilidade. O texto em seu decorrer, mostra que a filosofia sempre buscou um princípio supremo que viria servir enquanto uma verdade suprema, e com a chegada do saber científico, passou-se a ter vários sentidos da vida. Ao mesmo tempo em que o homem era meio para se alcançar algo. O ser humano partir disso, começou a ser visto como algo que não pode servir como catalogação pois, é aberto a novas concepções. Diante dessa virada, em relação a educação, o homem passa a poder criar suas próprias determinações e isso implica em um lado bom onde terás liberdade para traçar seus princípios a serem alcançados, e o lado negativo no qual, não irá mais possuir um único sentido superior, como era até a modernidade. Passa agora, a ter vários sentidos. A autora descreve esse processo com um olhar positivo, onde a filosofia ainda, mesmo que distante, consiga ver o todo, e assim em meio a educação, possa ensinar de fato filosofia. Contudo, fica perceptível que o regime político tido como ideal, agora na contemporaneidade aumenta suas possibilidades de ações políticas. A educação passa a ser vista enquanto uma construção constante de uma geração para a outra, onde cada uma possui seu valor cultural e seus próprios sentidos.

    Palavras-chave: Filosofia. Educação. Metafísica. Ciência.

    1Trabalho realizado pela discente Adriana Solette Radin, graduanda do curso de Licenciatura em Filosofia, pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, bolsista do Programa

    Institucional de Bolsas à Docência (PIBID)- CAPES;

    Email: dricasolette@hotmail.com

     

     

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino