PALEONTOLOGIA NA ESCOLA: PRODUZINDO FÓSSEIS COM GESSO

Autores

  • Karine Bordin de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Rubens Alexandre Boelter Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Gullich Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

Resumo

O referente resumo discorre sobre a realização de uma atividade prática no 7º ano, realizada no componente curricular Estágio Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O assunto trabalhado em sala abordou o tema fósseis. Este conteúdo foi trabalhado com aulas expositivas dialogadas e através de uma aula prática fora da sala de aula. A aula foi sobre o processo de fossilização de impressão (caracterizado pela ausência do fóssil, o qual o organismo fica representado na rocha por um molde, que pode ser interno ou externo), através do gesso. Nesta atividade o gesso teve como objetivo representar a rocha e as folhas e os dinossauros de plástico o fóssil de um ser vivo. Para a realização da prática foram utilizados os seguintes materiais: pote de plástico, gesso em pó, água, folhas de árvores e dinossauros de plástico. Os moldes eram construídos em cima de recortes de papelão. Logo após a atividade os alunos, responderam as seguintes perguntas: i)O que lhe chamou mais atenção para você durante a prática? ii) Relacionado com o conteúdo já visto em sala de aula, qual o tipo de fossilização realizada na prática?. . A aula prática teve como principal objetivo ensinar os alunos de uma forma divertida o conteúdo de fósseis, proporcionando diálogo entre o professor, bem como com os colegas, saindo assim dá aula tradicional (e.g.:  livro didático) realizando a prática ao ar livre, envolvendo os alunos de uma maneira diferente. Como relatado pelo aluno A4 ‘’ Achei diferente a aula, colocar os dinossauros e as folhas no gesso, fez com que eu entendesse melhor o conteúdo de fósseis. A fossilização foi de impressão.’’ Concluiu-se através dos relatórios dos alunos, que a prática teve bons resultados a aprendizagem dos alunos, pois eles compreenderam de uma maneira divertida alguns conceitos da Paleontologia, e assim conseguindo identificar o tipo de impressão realizada na prática.

Palavras-chave: Ensino. Ciências. Fossilização. Oficina

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino