AS RELAÇÕES DE ESPAÇO, GÊNERO E PODER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

  • Lucas Ponte MESQUITA Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim
  • ALEXANDRA CARNIEL Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Palavras-chave:

Desigualdade de Gênero. Espacialização. Práticas Pedagógicas. Educação Progressista.

Resumo

O presente trabalho tem a pretensão de inserir questões relacionadas a gênero e sexualidade diretamente na Escola Básica, face a descaracterização dessas questões na Base Curricular Nacional, promovido no início desse ano pelo Governo do Presidente Michel Temer (PMDB, 2016-2018). Inserido como projeto no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, e desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Agostinho da cidade de Erechim. Questionar sobre gênero no ambiente escolar, em sua função social, caracteriza-se como um espaço que deve constituir a oportunidade da discussão de questões sociais e possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico. Este trabalho é embasado a partir de pressupostos epistemológicos progressistas que visam incentivar a construção da autonomia do educando e assim, a construção de uma Educação Geográfica, em que estudante a partir dos conteúdos escolares seja capaz de problematizar sua realidade. O objetivo foi identificar como a Geografia pode contribuir com a discussão de gênero, nas suas múltiplas definições, no espaço-tempo Escola. Para tal, abordamos temas, como: identidade de gênero, orientação sexual, desigualdade de gênero e feminismo, através deste viés, o da espacialização da temática. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto foi à aplicação de questionários, aulas expositivas dialogadas, textos que trabalhavam questões de gênero e feminismo, debates e elaboração de cartazes.  O projeto desenvolvido gerou resultados satisfatórios, os alunos estudantes realizaram muitos questionamentos, demonstrando interesse pelo tema abordado. Portanto, essa desconstrução dos papéis atribuídos a cada gênero é uma necessidade constante em que a escola torna-se fundamental para minimizar qualquer forma de preconceito e desigualdade.

Biografia do Autor

  • Lucas Ponte MESQUITA, Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim
    Estudante de Graduação de Geografia (Licenciatura), da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Erechim. Interesse na temática de Geografia Urbana e Geografia Econômica/Social. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Já fui Pesquisador pelo Convênio EBC-UnB para monitoramento dos veículos de informação, possuo artigo publicado e apresentado em congresso na área de Fotojornalismo.
  • ALEXANDRA CARNIEL, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
    Estudante de Graduação de Geografia (Licenciatura), da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Erechim. Interesse na temática de Ensino de Geografia e Cartografia. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino