EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL INDÍGENA: TOLDO CHIMBANGUE E ALDEIA CONDÁ, MUNICÍPIO DE CHAPECÓ

Autores

  • Isabella Brandão de Queiroz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jaisson Teixeira Lino Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó.

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural. Povos indígenas. Oeste Catarinense. Educação Patrimonial. Valorização Cultural.

Resumo

O projeto de extensão intitulado “Educação Patrimonial como Ferramenta de Valorização do Patrimônio Cultural Indígena: Toldo Chimbangue e Aldeia Condá, Município de Chapecó" teve como objetivo a realização de atividades de educação patrimonial em duas terras indígenas localizadas no município de Chapecó/SC: Toldo Chimbangue e Aldeia Condá. Foram propostas ações educativas que tivessem como ponto de partida a identificação, o registro e a valorização dos bens culturais materiais (sítios arqueológicos, cemitérios, artesanato, áreas rituais, etc.) e bens culturais imateriais (histórias, memórias, saberes, cantos e danças). Dentre as diversas atividades realizadas no projeto, podemos destacar as incontáveis visitas feitas às aldeias, onde junto com a comunidade indígena, entendemos e registramos seu patrimônio cultural. Além disso, podemos citar as rodas de conversa com a comunidade indígena; as reuniões realizadas com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI); as aulas observadas nas escolas indígenas; leituras e discussões de textos sobre cultura, direitos e patrimônio cultural indígena; produções textuais; apresentações em eventos acadêmicos e a as oficinas de valorização patrimonial realizada nas aldeias. As oficinas colocaram em prática nossos principais objetivos, já que consistiram na integração entre os povos indígenas e a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul. Além das atividades acima citadas, o projeto de extensão contribuiu também para a valorização da história e da memória do oeste catarinense, além de propor exercícios de alteridade com os povos indígenas, que vivem em tempos sombrios desde o século XVI e que só tende a piorar com essa nova conjuntura política em que se encontra o Brasil.

Biografia do Autor

  • Isabella Brandão de Queiroz, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Discente do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó.
  • Jaisson Teixeira Lino, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó.
    Docente do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó.

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Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura