ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOS LABORATÓRIOS DA UFFS – CAMPUS CHAPECÓ

Autores

  • Filomena Marafon Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Francieli Brusco da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Kerli Maria da Cruz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jonas Goldoni Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daniela Varnier Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eliane Marines Braatz Imlau Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tiago Daniel Braga Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Caroline Zarzzeka Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tiago Boldrin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Odinei Fogolari Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rodrigo Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marina Pissatto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gustavo Bloemer Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Resíduos. Gestão Ambiental. Laboratórios.

Resumo

As atividades práticas realizadas nos laboratórios didáticos do Campus Chapecó, normalmente geram resíduos caracterizados como perigosos, que devido a suas propriedades e características físicas, químicas ou infectocontagiosas podem quando segregados e dispostos de maneira inadequada ocasionar riscos à saúde pública e danos ambientais. O gerenciamento adequado desses resíduos tem como objetivo a definição de fluxos e protocolos de segurança à saúde, garantindo a integridade física dos usuários e indivíduos atuantes no processo, promovendo também a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. A elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos deve seguir as instruções da legislação vigente, que incluem a Norma ABNT NBR 10004 de 2004 e a Resolução da Anvisa 306 de 2004. Com o objetivo de atender a normativa vigente e promover um adequado gerenciamento dos resíduos gerados nos laboratórios didáticos do Campus Chapecó elaborou-se um plano de gerenciamento. Esse projeto foi executado por servidores técnicos administrativos em educação, atuantes nos laboratórios didáticos vinculados a Coordenação Adjunta de Laboratórios, em parceria com o serviço de Gestão Ambiental da UFFS. A elaboração do conteúdo incluído no referido plano ocorreu no decorrer do ano de 2015, seguindo a legislação vigente, sendo executado através da leitura dos textos normativos e compilação das informações. O documento publicado em setembro do mesmo ano é constituído de uma introdução sobre o assunto abordado com a definição dos itens que constituem cada classe de risco, em sequência têm-se a identificação e caracterização dos laboratórios de cada bloco e os resíduos gerados, seguido dos protocolos de manejo, segregação, acondicionamento e identificação de cada grupo de resíduos, posteriormente relata-se os procedimentos coleta interna, transporte, armazenamento, coleta externa e disposição final, o documento é finalizado com ações em caso de emergência e acidentes, e anexos que contém informações acerca dos agentes etiológicos, compatibilidade das substâncias e ficha de emergência. Iniciou-se gradualmente em 2016 a execução das metodologias propostas neste documento. Primeiramente realizou-se a aquisição de lixeiras adequadas para cada grupo de resíduo e a identificação conforme determinado pelo NBR 10004 de 2004 e pela Portaria nº 121/GR/UFFS/2015, a qual foi posteriormente revogada e instituída a Portaria nº 865/GR/UFFS/2017. Atualmente, realiza-se a segregação e acondicionamento dos resíduos conforme suas classes, sequencialmente os técnicos executam a etapa de elaboração das etiquetas e encaminhamentos até a coleta externa, conforme fluxos estabelecidos. A implantação do plano de gerenciamento requer maior divulgação e conscientização dos usuários, pois verifica-se dúvidas quanto a separação e alocação correta dos resíduos. Desta forma, a elaboração e implantação de um plano de gerenciamento possibilita melhorar a gestão dos resíduos gerados no campus Chapecó, permitindo assim uma padronização das ações corretas no manejo dos mesmos. Com este aprimoramento no encaminhamento de condutas, assegura-se o controle adequado das atividades de laboratório, possibilitando segurança aos usuários envolvidos e minimiza-se os danos ambientais e do risco a saúde humana. Logo, a partir deste trabalho, divulga-se a elaboração e a implantação do plano de gerenciamento de resíduos com o intuito de auxiliar a aplicabilidade deste pelos usuários dos laboratórios.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino