EXPLORANDO NOSSA CULTURA: SIMÕES LOPES NETO E OS CONTOS GAUCHESCOS
Palavras-chave:
Literatura. Contos Gauchescos. Letramento Literário. PIBIDResumo
O presente resumo visa apresentar uma prática docente desenvolvida junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na qual foram trabalhados os contos gauchescos de Simões Lopes Neto em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Educação Básica. O trabalho visou estimular a leitura destes e demais contos. Escolhemos o tema gauchesco para mostrar aos alunos o diferente uso de palavras e expressões regionalistas, a cultura gauchesca, assim como o autor e suas produções, que são de extrema relevância cultural. A forma de desenvolvimento das atividades contou com a metodologia proposta por Cosson: letramento literário, que é dividido em quatro etapas. Para trabalharmos a motivação, realizada por meio da leitura do conto “artigos de fé do gaúcho” e, a partir disso a discussão sobre vocabulário, tradição e costumes. Na Introdução, apresentamos o autor, sua obra e propomos que os alunos escrevessem artigos de fé para os gaúchos em 2016. No momento da leitura de “O boi velho” houve primeiramente uma motivação com assuntos que seriam abordados no conto, assim como aspectos relevantes sobre sua construção. Após a leitura, trabalhamos aspectos relevantes do conto e propomos questões de interpretação e a produção de um conto gauchesco. A metodologia utilizada foi de extrema importância para o estudo desse gênero, sendo este muito significativo para o desenvolvimento das atividades de diálogo e interpretações. Foi possível perceber o engajamento da turma nas atividades, a forma com que participaram mostrou muito sobre o sentir-se aluno e sentir-se professor, aquele momento em que todos estão dispostos a aprender.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino
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