REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Autores

  • Diana Lenhardt Universidade Federal Fronteira Sul- Campus Erechim
  • Kaline Taís Scussel universidade Federal Fronteira Sul - campus Erechim

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica. Função do coordenador pedagógico. Escola.

Resumo

Resumo: Este resumo busca apresentar as reflexões resultantes de um Relatório fundamentado em uma entrevista com um coordenador pedagógico da Educação Infantil, apresentado às disciplinas de Organização e Gestão da Educação e Ação Pedagógica na Educação Infantil II, desenvolvidos em curso de Licenciatura em Pedagogia. O relatório em questão traz uma análise crítico-reflexiva, referente a uma entrevista concedida por uma ex-coordenadora pedagógica da rede pública de ensino de um município do Alto Uruguai, do estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2016. A elaboração deste trabalho tem como objetivo, compreender o papel do coordenador pedagógico, fazendo uma análise de sua formação pedagógica, suas condições de trabalho e, principalmente, refletindo sobre suas responsabilidades pedagógicas e curriculares. É fundamental, para todos os profissionais da área da educação, compreender como o trabalho do coordenador pedagógico é desenvolvido nas escolas. E é através da análise e reflexão das respostas obtidas, que será possível, uma melhor reflexão sobre o modo como o trabalho de coordenação é desenvolvido nas instituições de ensino. O conteúdo do trabalho está explanado em seções, fazendo referência às obras analisadas de alguns autores, como, Libâneo e Oliveira (2003), Hoffmann (2012) e Libâneo e  Toschi (2011). Através das respostas obtidas e da análise teórica foi possível perceber que o trabalho do coordenador abrange diferentes funções dentro das instituições de ensino. As respostas mostraram que a coordenadora, tem consciência do que é coordenar uma equipe de professores, porém ainda fica com muitas ações restritas a questões burocráticas e impostas pelo sistema de ensino. A partir da análise crítico reflexiva, foi possível perceber que, o coordenador precisa estar auxiliando os professores, desenvolvendo e pensando projetos para a escola e contribuindo com a formação continuada profissional. Contudo, é necessário que na função desempenhada se tenha autonomia e possibilidade de dialogar com os órgãos responsáveis pela instituição de ensino e também com a equipe, só dessa forma, poderá exercer o seu papel de coordenador pedagógico que é formar, articular e coordenar as ações pedagógicas na escola.

Biografia do Autor

  • Diana Lenhardt, Universidade Federal Fronteira Sul- Campus Erechim
    Acadêmica do curso de  Pedagogia, 6° fase - Universidade Federal Fronteira Sul.
  • Kaline Taís Scussel, universidade Federal Fronteira Sul - campus Erechim
    Acadêmica do curso de  Pedagogia, 6° fase - Universidade Federal Fronteira Sul.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa