ARTE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM UMA ESCOLA EM CHAPECÓ: A CONSTRUÇÃO DO "SARAU NO AR"

Autores

  • Beatriz Fernanda das Chagas Regis Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Educação. Música. Sociologia. Juventude. Cultura. Artes Visuais.

Resumo

No primeiro semestre de 2017, a equipe de bolsistas pibidianos do curso de Ciências Sociais realizou um projeto de intervenção não-tradicional na EEB. Cel Lara Ribas orientados pela coordenadora profª Maria Alice Ames e pelo supervisor profº Juvenal Schitmz a fim de construir uma atividade que trouxesse a atenção dos estudantes para o ensino de sociologia. A rotina da sala de aula pode se tornar cansativa para os professores e alunos e, distanciar as relações entre si, podendo atrapalhar o processo de reflexão que a disciplina exige. A intervenção permitiu que os bolsistas experimentassem e desenvolvessem atividades com variadas pedagogias e metodologias, atuando dentro e fora da sala de aula, utilizando todos os espaços da escola e proporcionando maior interação entre professor, equipe escolar e estudantes. A atividade de intervenção partiu da temática “Juventude e Cultura” e foi desenvolvida em etapas com aulas expositivas que refletiram acerca das manifestações culturais regionais. A metodologia utilizada foi a sociologia reflexiva, buscando compreender o contexto social que os estudantes do ensino médio participam e suas particularidades que formam suas identidades, pretendendo aproximar os interesses dos alunos ao ensino da sociologia. A preocupação com este tema parte da reflexão sobre as obras “A juventude no contexto do ensino da Sociologia: questões e desafios” de Dayrell (2007) e da obra “Capital cultural, classe e gênero em Bourdieu” de Ana Olinto do Valle Silva (1995), que tratam sobre as complexidades que cercam a juventude e sua relação com a escola, ponderando sobre as dimensões simbólicas, econômicas, materiais, as mudanças socioculturais, a globalização, ressignificação do espaço e do tempo, questões de gênero, de raça, trabalho e relações sociais. Neste sentido as atividades desenvolvidas durante o período de intervenção visaram provocar reflexão sobre temáticas de estudo da sociologia através de movimentações artísticas como a criação de poesias, de artes visuais e música. Como resultados concretos podemos destacar a construção de grafites em alguns espaços da escola como o hall de entrada e o ginásio, bem como, a produção de um sarau sociológico onde foram socializadas todas as produções artísticas criadas nas etapas anteriores. O “Sarau No Ar” (nome escolhido democraticamente pelos estudantes da EEB. Lara Ribas) foi considerado pela equipe gestora uma atividade muito positiva e acima das expectativas. O Sarau no Ar foi uma atividade criativa de jovens, para jovens e com jovens.

 

Biografia do Autor

  • Beatriz Fernanda das Chagas Regis, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Graduanda de Ciências Sociais - Licenciatura.

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Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino